Com dias cada vez mais quentes, manter os animais de estimação frescos e hidratados se torna uma prioridade. Uma maneira deliciosa de fazer isso é oferecer sorvetes naturais feitos em casa, especialmente preparados para atender às necessidades nutricionais dos pets. Para André Madeira Franca, mestre e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, assim como os humanos, os animais de estimação também sofrem com o calor.
“Manter os pets frescos e hidratados é essencial para evitar o superaquecimento e a desidratação, que podem representar riscos à saúde deles. Além disso, isso assegura que eles fiquem confortáveis e felizes nos dias quentes”.
Uma forma de aliviar as altas temperaturas aos pets são os sorvetes, entretanto, o médico veterinário alerta para dar preferência aos caseiros do que industrializados. “Os sorvetes naturais caseiros apresentam várias vantagens em relação aos sorvetes comerciais para animais de estimação. Primeiro, eles oferecem aos proprietários controle total sobre os ingredientes, assegurando que sejam saudáveis e seguros para seus pets, sem corantes, conservantes ou açúcares adicionados, tornando-os uma opção mais saudável. Além disso, podem ser personalizados, permitindo adaptações nas receitas de acordo com as preferências e restrições alimentares de cada animal.”
Para o preparo dos sorvetes, o docente recomenda usar como ingredientes frutas como banana, morango e maçã, iogurte sem açúcar e livre de lactose, caldo de carne ou frango sem sal, e até cenoura. “É fundamental evitar ingredientes tóxicos para os animais, como uvas, abacate, chocolate e xilitol. Ao selecionar os itens, consulte o veterinário do seu pet para garantir que sejam seguros para ele. Além disso, evite adicionar açúcares e produtos lácteos com alto teor de gordura, pois podem causar alterações gastrointestinais, podendo levar a ocorrência de vômitos e diarreia”.
Confira algumas receitas simples e saudáveis de sorvetes caseiros para os pets:
“Preparar e oferecer sorvete ao seu animal é uma forma eficiência de reduzir o estresse por calor em dias muito quentes, além de ampliar a diversidade alimentar do seu pet. Para isso, sirva em pequenas porções durante o dia, especialmente se seu animal de estimação não estiver acostumado com sorvetes, para evitar problemas gastrointestinais. Após o consumo, fique atento a sinais como vômitos, alterações de comportamento ou dificuldades respiratórias. Se o seu animal apresentar alguns desses sinais clínicos após consumir sorvete, suspenda imediatamente e consulte um veterinário”, finaliza.
Congresso Nacional discute projeto de Lei que cria incentivos para adoção e proteção animal no Brasil
Projeto de Lei cria incentivos fiscais para apoiar ONGs de proteção animal, visando combater abandono, ampliar castração e adoção. Medida pode captar até R$1 bi por ano e já conta com amplo apoio.
Quais as diferenças entre os termos tutor e responsável e por que isso importa no mercado pet?
Mudança de “dono” para “tutor” reflete a evolução cultural e afetiva entre humanos e pets. “Tutor” domina na comunicação por transmitir cuidado; “responsável” é mais jurídico. O setor tende a padronizar “tutor”.
Pelagem de dar inveja? O impacto da alimentação natural na saúde dos pets
A alimentação natural e balanceada melhora a saúde da pele e deixa a pelagem mais macia, brilhante e com menos queda. Nutrientes de qualidade, como proteínas nobres e ômegas, fazem toda a diferença.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: