Com soluções exclusivas de contabilidade para pet shops e há quatro anos no mercado, a Pets Contábil já tem em sua carteira cerca de 70 pontos de venda em todo o país. A empresa farejou as demandas específicas desse setor, carente de consultoria especializada. “É um cliente tradicionalmente mal orientado em razão do desconhecimento do próprio mercado contábil sobre operações de varejo”, contextualiza o diretor de operações Alexandre Ribeiro.
A Pets Contábil atua em várias frentes. Uma delas é a assessoria, desde a abertura da empresa, passando pelos requisitos tributários e regulatórios. Ribeiro frisa que a falta de informações de gestores os leva a pagar mais impostos do que o necessário. Em consequência, a carga tributária que, em média, é de 16%, pode chegar a 23% sem uma orientação profissional. “Nosso nível de especialidade permite elaborar um sistema de apuração fiscal que viabiliza a redução média de 14% na tributação sobre pet shops”, revela.
O trabalho da consultoria pode se estender também a distribuidores, clínicas veterinárias e redes de franquia. Provê informações de inteligência de mercado, tais como criação de indicadores gerenciais, análise dos produtos mais vendidos e com maior margem de lucro, avaliação financeira para identificar a liquidez econômica do negócio e estratégias para diminuir impostos em conformidade com as normas legais.
Contabilidade para pet shops investe em tecnologia
A contabilidade para pet shops tem como valor agregado a plataforma Hub Plus, que conecta os parceiros do mercado com ferramentas de gestão de pessoas, jornada de trabalho, construção de banco de horas extras, negociação entre empreendedores e fornecedores e outros serviços. O uso de soluções tecnológicas traz impactos positivos e reflete-se em economia de recursos, principalmente nas vendas por e-commerce.
O conciliador de cartões, por exemplo, afere se o varejista está recebendo o valor total correto por vendas realizadas e se a operadora não está cobrando tarifas indevidas pelos serviços. “Muitas vezes a venda é cancelada sem que o empreendedor seja notificado”, destaca.
Com sede em São Paulo e escritórios em Goiás, Paraná e Rio de Janeiro, a Pets Contábil atende clientes das principais redes de varejo, entre elas o maior grupo associativista de pet shops do estado fluminense, com 260 lojas. A base de clientes cresce a uma taxa mensal de 40%. Em franca expansão, para 2025 está previsto o início de operações em Minas Gerais e no Nordeste.
Em mercado pulverizado que carece de dados consistentes, a meta da Pets Contábil é aprimorar a gestão de pequenos empresários do setor. Ribeiro estima em cerca de 180 mil o número de empreendedores do varejo pet ainda operando na informalidade, inclusive confecções “de fundo de quintal”, que comercializam roupinhas e caminhas de cachorro. “Estamos participando de eventos do segmento, buscando parcerias e fomentando o associativismo nesse nicho”, finaliza.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: