A Interzoo, maior feira global da indústria pet, recebeu um seleto grupo de empresas brasileiras em busca de inovações para a produção de pet food. Foi o caso da fabricante paulista Special Dog Company, que almeja acelerar o ritmo de lançamentos e mira também o mercado externo.
A feira atraiu cerca de 37 mil visitantes para a cidade alemã de Nuremberg, no início de maio. A área de exposições congregou 2.150 marcas de 68 países, que apresentaram os mais recentes produtos e serviços para animais domésticos, incluindo cães, gatos, peixes e pequenos mamíferos.
“Nossa presença no evento permite prever e adaptar inovações de países mais desenvolvidos no mercado pet, a exemplo dos Estados Unidos”, reforça Rafael Venanzoni, gerente de comércio exterior da Special Dog, em entrevista ao Panorama PetVet.
Indústria pet brasileira utiliza feira como vitrine para exportação
Com 23 anos de atuação e base operacional em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), a indústria pet brasileira aproveitou a feira como vitrine para promover suas novas linhas e seu projeto de internacionalização. A fabricante lançou na oportunidade duas linhas premium de alimentos – a Special Dog Ultralife e a Special Cat Ultralife.
“Nossa prioridade inicial é buscar distribuidores fora da Europa”, revela Venanzoni. Atualmente, a Special Dog já exporta para 13 países, com presença especialmente na América do Sul. O mercado externo vem sendo trabalhado pela fabricante desde 2015.
Acompanhamento de tendências internacionais
Nas últimas três edições da Interzoo, a Special Dog adotou uma abordagem mais abrangente. Além de buscar distribuidoras para venda e exportação, a empresa passou a levar equipes de outras áreas, como marketing e comercial, para acompanhar as novidades globais e fazer com que a companhia trabalhasse ainda mais em sintonia.
“É possível ver a evolução de algumas tendências que estão se tornando realidade, enquanto outras, que não deram certo na Europa, podem não funcionar aqui. Utilizamos os dados coletados na feira para aprimorar nossos produtos e estratégias”, enfatiza Venanzoni.
Entre as tendências observadas estão os petiscos naturais que ajudam animais com condições de saúde específicas, como sensibilidade de pele, e iniciativas sustentáveis como redução de carbono e embalagens recicláveis.
Fabricante também quer reforçar estrutura no Brasil
A Special Dog Company está presente em mais de 38 mil pontos de venda distribuídos por nove estados brasileiros e no Distrito Federal. A empresa opera com representantes que vendem diretamente aos clientes, enquanto a entrega é realizada por frota própria, cobrindo um raio de aproximadamente mil quilômetros.
Para superar essa limitação e ampliar sua presença, a empresa planeja implantar novos centros de distribuição e fábricas em outras localidades. Atualmente, a Special Dog gerencia dois CDs, sendo um em Curitiba (PR) e outro em Extrema (MG).
Um novo CD está em desenvolvimento em Uberaba (MG), ainda sem previsão para início das operações. Além disso, uma nova fábrica será construída em Mateus Leme, também em Minas Gerais, com previsão de início das obras em 2025 e operações a partir de 2026.
A participação da Special Dog na feira europeia foi viabilizada pela parceria entre a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Instituto Pet Brasil (IPB). Inclusive, em março de 2025, a empresa estará presente na Global Pet Expo, em Orlando (EUA), a segunda maior feira do segmento pet, também por meio dessa parceria.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: