A Farmina Pet Foods inaugurou nesta terça-feira, dia 16, seu primeiro centro de distribuição (CD) na América Latina, com aporte próprio de R$ 45 milhões. O Panorama PetVet esteve no evento de lançamento na sede do complexo, em Bragança Paulista (SP), a convite da empresa.
“Esse investimento vai possibilitar maior agilidade logística e capacidade de carregamento, mais espaço para armazenamento de produtos fabricados no Brasil, assim como a linha importada de úmidos”, conta Marcelo Hara, diretor-geral para a América Latina. O evento teve a presença de executivos da empresa, do prefeito Edmir Chedid (União), da vice-prefeita Gislene Bueno (União) e de representantes do Legislativo.
Fabricante de pet food italiana fundada em 1965, a Farmina entrega para mais de 60 países soluções nutricionais customizadas para cães e gatos. O funcionamento do novo CD marca um novo ciclo de expansão da companhia, tendo o Brasil como uma das prioridades. A multinacional italiana projeta duplicar a capacidade produtiva em território nacional, atualmente em torno de 3,5 mil a 3,8 mil toneladas por mês.
A Farmina chegou no país por Curitiba (PR) em 2002, por meio de importação. Dois anos mais tarde, a companhia iniciou a produção local com terceirização e somente em 2009 passou a operar uma planta própria. “A conquista desse CD representa um dos nossos maiores investimentos após nossa instalação no Brasil”, comenta Hara.
Farmina mira maior eficiência
O espaço de 10,5 mil m², localizado em frente à unidade fabril da empresa, foi doado pela prefeitura como parte do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico (Pró-Indústria e Pró-Emprego). A iniciativa visa impulsionar a economia local e deve resultar na criação de 150 empregos diretos e indiretos, segundo a companhia.
O armazém está interligado à fábrica por uma passagem subterrânea com elevação de 16 metros de altura. No local serão estocadas embalagens, produtos secos produzidos e embalados na fábrica anexa e a linha importada de alimentos úmidos.
Com a nova infraestrutura, os alimentos produzidos na unidade de Bragança Paulista serão separados e embalados de acordo com o lote de cada pedido. Depois, vão seguir pelo túnel subterrâneo até o armazém de onde serão realizados os carregamentos dos caminhões.
Multinacional italiana reforça o Brasil como hub de exportação
Além de posicionar o Brasil como hub de negócios da companhia na América Latina, o país ganha peso como polo exportador para 14 países da América Central e do Sul. Esses mercados já respondem por 30% do volume de vendas. Os demais 70% abastecem em torno de 10 mil pet shops e clínicas veterinárias em território nacional.
A planta brasileira é uma das três mantidas pela Farmina em âmbito global. Além da matriz, localizada na cidade de Nola, na Itália, há ainda sites de produção nos Estados Unidos e na Sérvia. “Estamos de olho nos mercados da América do Sul que têm apresentado movimento de maior abertura ao comércio internacional”, diz Hara. Na região, a empresa tem Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai como os principais mercados exportadores.
Cresce aposta de redes de supermercados no mercado pet
Redes de supermercados ampliam o segmento pet com seções exclusivas, marcas próprias, eventos e portfólio maior. O mercado cresce, estimado em R$ 78 bi em 2025, atraindo tutores e fidelizando clientes.
Varejo pet entra na mira do Cade
Cade pede estudo econômico sobre a fusão Petz-Cobasi, que divide opiniões no setor pet. Especialistas apontam riscos de concentração e impacto em pequenos negócios, enquanto gigantes defendem ganhos.
Exclusivo: Petz intensifica uso de IA para prevenir perdas
IA e IoT transformam o varejo pet, reduzindo perdas, prevenindo fraudes e personalizando ofertas. Petz usa algoritmos e sensores para eficiência, segurança e melhor experiência do cliente.
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