Mercado de pet care tem América Latina como protagonista
As previsões para o Brasil acompanham as perspectivas da Euromonitor para a América Latina. Segundo a consultoria, a região desponta como uma das mais promissoras para a indústria de cuidados com animais de estimação, impulsionada pela crescente importância dos pets para as famílias.
Um indicativo desse fenômeno é que o gasto médio dos latino-americanos com cães e gatos supera a média global em 22% e 74% dos donos consideram seus animais de estimação como membros queridos da família.
Em nível global, o mercado de pet care deve movimentar mais de US$ 67 bilhões em cinco anos, o equivalente a R$ 335 bilhões. O faturamento de 2023 foi de US$ 50,6 bilhões (R$ 250 bi).
Segmento puxa performance da indústria pet
O mercado de pet care vem sendo um dos motores do desempenho da indústria no país. Embora os dados ainda não estejam consolidados, a Abinpet (Associação Brasileira de Indústria de Produtos para Animais de Estimação) aposta em uma receita de R$ 46,8 bilhões.
De acordo com a análise, o resultado é impulsionado pela rápida alta na oferta de serviços que propõem um atendimento mais “humanizado”, como opções de alimentação natural, creches, lavanderias especializadas, spas e planos de saúde específicos para animais de estimação.
Pet care atrai empresas de outros setores
O advento do mercado de pet care faz do setor uma vitrine de negócios para empresas de outros mercados. É o caso do Grupo Boticário, que estreou no segmento no segundo semestre do ano passado, por meio da linha Au.migos pets, focada nos cuidados de cãe e gatos.
A marca agora oferece uma gama de produtos para animais de estimação, que engloba colônias, xampus e diversas opções na categoria de higiene. Todos têm certificação do PETA, ou seja, não foram testados em animais. A Melissa seguiu o mesmo caminho.
Para Sandro Magaldi, especialista em transformação de negócios, essa tendência vai ao encontro do olhar mais abrangente que as companhias precisam lançar para o consumidor moderno. “A inovação emerge, justamente, do entendimento de que esse cliente tem outras demandas que podem ser atendidas de forma superior”, afirma.
PET South America fortalece rodadas de negócios nesta edição
A PET South America e a PET VET Expo, de 14 a 16 de agosto no São Paulo Expo, fortalecerão o intercâmbio comercial com rodadas de negócios e convidados internacionais. O Panorama PetVet é parceiro do evento, e o Vitrine Digital ajuda na organização prévia das visitas.
Lista das maiores indústrias de rações tem 4 brasileiras
Quatro empresas brasileiras estão entre as 15 maiores indústrias de rações da América Latina, liderando a lista. Juntas, faturaram US$ 1,3 bilhão em 2023. A BRF Pet lidera com R$ 3,2 bilhões, seguida pela Special Dog com R$ 2 bilhões, Premierpet com R$ 1,1 bilhão e Total Alimentos com R$ 1 bilhão. A indústria de pet food na América Latina cresceu 41% em cinco anos, passando de US$ 8,88 bilhões em 2019 para US$ 11,69 bilhões em 2023.
Setor quer nova regra para veterinários na reforma tributária
Entidades e empresas como ANMV, ABHV, Petlove, Petz, Zee.Dog e WeVets buscam incluir a saúde veterinária na reforma tributária para reduzir em 60% as alíquotas do IBS/CBS, argumentando que isso evitaria prejuízos à categoria e à qualidade dos serviços, além de combater a informalidade. A reforma pode aumentar a carga tributária de 15% a 30%, impactando negativamente o acesso aos serviços, especialmente para as classes C, D e E.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.