Mercado de pet care tem América Latina como protagonista
As previsões para o Brasil acompanham as perspectivas da Euromonitor para a América Latina. Segundo a consultoria, a região desponta como uma das mais promissoras para a indústria de cuidados com animais de estimação, impulsionada pela crescente importância dos pets para as famílias.
Um indicativo desse fenômeno é que o gasto médio dos latino-americanos com cães e gatos supera a média global em 22% e 74% dos donos consideram seus animais de estimação como membros queridos da família.
Em nível global, o mercado de pet care deve movimentar mais de US$ 67 bilhões em cinco anos, o equivalente a R$ 335 bilhões. O faturamento de 2023 foi de US$ 50,6 bilhões (R$ 250 bi).
Segmento puxa performance da indústria pet
O mercado de pet care vem sendo um dos motores do desempenho da indústria no país. Embora os dados ainda não estejam consolidados, a Abinpet (Associação Brasileira de Indústria de Produtos para Animais de Estimação) aposta em uma receita de R$ 46,8 bilhões.
De acordo com a análise, o resultado é impulsionado pela rápida alta na oferta de serviços que propõem um atendimento mais “humanizado”, como opções de alimentação natural, creches, lavanderias especializadas, spas e planos de saúde específicos para animais de estimação.
Pet care atrai empresas de outros setores
O advento do mercado de pet care faz do setor uma vitrine de negócios para empresas de outros mercados. É o caso do Grupo Boticário, que estreou no segmento no segundo semestre do ano passado, por meio da linha Au.migos pets, focada nos cuidados de cãe e gatos.
A marca agora oferece uma gama de produtos para animais de estimação, que engloba colônias, xampus e diversas opções na categoria de higiene. Todos têm certificação do PETA, ou seja, não foram testados em animais. A Melissa seguiu o mesmo caminho.
Para Sandro Magaldi, especialista em transformação de negócios, essa tendência vai ao encontro do olhar mais abrangente que as companhias precisam lançar para o consumidor moderno. “A inovação emerge, justamente, do entendimento de que esse cliente tem outras demandas que podem ser atendidas de forma superior”, afirma.
Reforma tributária no setor pet pode ir à Justiça
A Abinpet estuda acionar o STF contra a reforma tributária, que dá menos benefícios ao setor pet do que ao agro. Alta carga de impostos e incertezas travam o crescimento e investimentos no mercado.
Startup chinesa apresenta 1º smartphone para pets
A GlocalMe lançou o PetPhone, 1º smartphone para pets, no MWC 2025. Com IA, GPS e funções como chamadas, alertas e música, o aparelho ajuda no cuidado e localização do animal.
Cão-robô aprende e se adapta como humanos
A startup sueca IntuiCell criou Luna, um cão-robô com sistema nervoso digital que aprende como seres vivos. Sem pré-treinamento, a IA evolui via interação. A empresa agora mira robôs humanoides.
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