Mercado de pet care tem América Latina como protagonista
As previsões para o Brasil acompanham as perspectivas da Euromonitor para a América Latina. Segundo a consultoria, a região desponta como uma das mais promissoras para a indústria de cuidados com animais de estimação, impulsionada pela crescente importância dos pets para as famílias.
Um indicativo desse fenômeno é que o gasto médio dos latino-americanos com cães e gatos supera a média global em 22% e 74% dos donos consideram seus animais de estimação como membros queridos da família.
Em nível global, o mercado de pet care deve movimentar mais de US$ 67 bilhões em cinco anos, o equivalente a R$ 335 bilhões. O faturamento de 2023 foi de US$ 50,6 bilhões (R$ 250 bi).
Segmento puxa performance da indústria pet
O mercado de pet care vem sendo um dos motores do desempenho da indústria no país. Embora os dados ainda não estejam consolidados, a Abinpet (Associação Brasileira de Indústria de Produtos para Animais de Estimação) aposta em uma receita de R$ 46,8 bilhões.
De acordo com a análise, o resultado é impulsionado pela rápida alta na oferta de serviços que propõem um atendimento mais “humanizado”, como opções de alimentação natural, creches, lavanderias especializadas, spas e planos de saúde específicos para animais de estimação.
Pet care atrai empresas de outros setores
O advento do mercado de pet care faz do setor uma vitrine de negócios para empresas de outros mercados. É o caso do Grupo Boticário, que estreou no segmento no segundo semestre do ano passado, por meio da linha Au.migos pets, focada nos cuidados de cãe e gatos.
A marca agora oferece uma gama de produtos para animais de estimação, que engloba colônias, xampus e diversas opções na categoria de higiene. Todos têm certificação do PETA, ou seja, não foram testados em animais. A Melissa seguiu o mesmo caminho.
Para Sandro Magaldi, especialista em transformação de negócios, essa tendência vai ao encontro do olhar mais abrangente que as companhias precisam lançar para o consumidor moderno. “A inovação emerge, justamente, do entendimento de que esse cliente tem outras demandas que podem ser atendidas de forma superior”, afirma.
Cresce aposta de redes de supermercados no mercado pet
Redes de supermercados ampliam o segmento pet com seções exclusivas, marcas próprias, eventos e portfólio maior. O mercado cresce, estimado em R$ 78 bi em 2025, atraindo tutores e fidelizando clientes.
Varejo pet entra na mira do Cade
Cade pede estudo econômico sobre a fusão Petz-Cobasi, que divide opiniões no setor pet. Especialistas apontam riscos de concentração e impacto em pequenos negócios, enquanto gigantes defendem ganhos.
Exclusivo: Petz intensifica uso de IA para prevenir perdas
IA e IoT transformam o varejo pet, reduzindo perdas, prevenindo fraudes e personalizando ofertas. Petz usa algoritmos e sensores para eficiência, segurança e melhor experiência do cliente.
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