Mercado de pet care tem América Latina como protagonista
As previsões para o Brasil acompanham as perspectivas da Euromonitor para a América Latina. Segundo a consultoria, a região desponta como uma das mais promissoras para a indústria de cuidados com animais de estimação, impulsionada pela crescente importância dos pets para as famílias.
Um indicativo desse fenômeno é que o gasto médio dos latino-americanos com cães e gatos supera a média global em 22% e 74% dos donos consideram seus animais de estimação como membros queridos da família.
Em nível global, o mercado de pet care deve movimentar mais de US$ 67 bilhões em cinco anos, o equivalente a R$ 335 bilhões. O faturamento de 2023 foi de US$ 50,6 bilhões (R$ 250 bi).
Segmento puxa performance da indústria pet
O mercado de pet care vem sendo um dos motores do desempenho da indústria no país. Embora os dados ainda não estejam consolidados, a Abinpet (Associação Brasileira de Indústria de Produtos para Animais de Estimação) aposta em uma receita de R$ 46,8 bilhões.
De acordo com a análise, o resultado é impulsionado pela rápida alta na oferta de serviços que propõem um atendimento mais “humanizado”, como opções de alimentação natural, creches, lavanderias especializadas, spas e planos de saúde específicos para animais de estimação.
Pet care atrai empresas de outros setores
O advento do mercado de pet care faz do setor uma vitrine de negócios para empresas de outros mercados. É o caso do Grupo Boticário, que estreou no segmento no segundo semestre do ano passado, por meio da linha Au.migos pets, focada nos cuidados de cãe e gatos.
A marca agora oferece uma gama de produtos para animais de estimação, que engloba colônias, xampus e diversas opções na categoria de higiene. Todos têm certificação do PETA, ou seja, não foram testados em animais. A Melissa seguiu o mesmo caminho.
Para Sandro Magaldi, especialista em transformação de negócios, essa tendência vai ao encontro do olhar mais abrangente que as companhias precisam lançar para o consumidor moderno. “A inovação emerge, justamente, do entendimento de que esse cliente tem outras demandas que podem ser atendidas de forma superior”, afirma.
Fusão entre Petz e Cobasi cria grupo de R$ 6,9 bilhões
Fusão entre Petz e Cobasi cria gigante do varejo pet, com faturamento de R$ 6,9 bi. Acordo prevê 483 lojas e liderança de Zimerman e Nassar. Potencial de expansão nacional é destacado. Petz foca em Norte, Nordeste e Centro-Oeste; Cobasi expande com aportes do Kinea, adquirindo Mundo Pet.
Fusões no varejo pet perdem força
A tendência de fusões no varejo pet diminui, favorecendo pequenos e médios pet shops. Conversas entre Cobasi e Petz estagnaram, mas podem ser retomadas. Outra possível aquisição pela Petz também parou. Enquanto isso, pequenos e médios pet shops dominam o mercado, com 49% do faturamento.
Premiumização no mercado pet atrai grandes marcas
A premiumização no mercado pet, impulsionada pela pandemia, reflete-se no investimento em produtos de alta qualidade e variedade, como rações super premium e itens de higiene e cuidado. Grandes marcas diversificam suas linhas para atender às demandas dos tutores, promovendo um mercado em crescimento sustentável.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.