Amanda Simões

Alimentação natural para pets: uma alternativa saudável e um caminho sem volta para o seu negócio!

Escrito por Pet Conecta Digital

15 JUN 2022 - 07H00 (Atualizada em 15 JUN 2022 - 18H20)

O segmento pet food oferece para quem está buscando, uma alternativa viável de alimentação saudável para o seu pet. O tutor que passou a observar mais de perto seu animalzinho de estimação durante a pandemia, buscou melhorar a qualidade de vida de quem está ali 24 horas por dia com ele. E de fato essa relação mudou.

A atração pela alimentação natural acontece também por parte dos fornecedores que passaram a oferecer um catálogo maior de opções. De cabeça de pato a cascos e chifres, tudo vira matéria prima para criação de petiscos, picolés, mordedores e muito mais. A expansão desse segmento de mercado é reflexo do comportamento do tutor, que não somente para sua alimentação, trouxe para o ambiente familiar nutrição, naturalidade e saúde. Afinal de contas, o pet faz parte da família, não é mesmo?

Em números, o segmento pet food corresponde a 75% do faturamento do mercado e apresentou as maiores taxas de crescimento do setor em um comparativo entre 2019 e 2020, faturando 24% mais em relação ao ano anterior. Trata-se de uma alta representatividade no mercado Pet brasileiro considerando que o tutor passou a buscar mais informações a respeito, o que, consequentemente, leva a uma mudança de cenário.

Mas afinal de contas, o que é a alimentação natural para pets? São alimentos desenvolvidos onde o preparo não acontece de forma industrializada ou processada. Normalmente, para cães e gatos. Tudo teve início com dietas restritivas para algumas espécies que demandam mais atenção, sempre elaboradas pelo veterinário que faz o acompanhamento do animal para atender sua necessidade.

Pensando em saúde, longevidade do animal e em regularização de problemas de saúde, a alimentação natural pode acontecer de diversas formas. Todavia, parte-se do mesmo princípio: cães e gatos são animais carnívoros. Não necessariamente, o alimento precisa ser cru. Ele pode ser também ser cozido, ou ainda, comercializado na forma de petiscos, mordedores, roedores e afins.

É bem comum a indicação de alimentação natural para aqueles pets que já estão mais idosos, por exemplo. Uma dieta balanceada e prescrita permite um maior controle sobre o que o animal está comendo, a origem daquele alimento e também uma mensuração melhor de sua nutrição. Fala-se em inúmeros benefícios que vão além do aumento de vida do animal, há mudanças na pelagem, menos queda de pelos, e inibição do odor das fezes do animal.

Se analisarmos bem, estamos devolvendo aos pets sua essência como animal, mas agora, de uma forma balanceada. E por mais que o segmento pet food represente 75% do mercado pet, a alimentação natural é uma alternativa para quem busca empreender no segmento. Há demanda por esse estilo de nutrição devido a mudança de relacionamento entre tutor e pet. E não somente isso, é possível que o empreendedor eduque seu público para determinado produto que passará a ofertar.

A apresentação das inovações no mercado pet precisam ser repassadas ao consumidor final de forma educativa, através de publicações explicativas, de um conteúdo informativo em um site, ou até mesmo através de uma mensagem no WhatsApp do cliente. É bem comum subestimamos a inteligência do nosso consumidor e acreditamos que ele já tem um conhecimento completo sobre determinado assunto do qual ele não tem.

Por fim, a alimentação natural oferece a chance do empreendedor do ramo pet em oferecer o novo ao seu cliente. Não somente, oferece espaço para que ele execute a educação de seu público, ensinando como funciona, quais os benefícios e também o porquê de adotar uma alimentação natural e não industrializada.

E a verdade é, quem não oferecer essa opção em breve para o seu cliente, será engolido pelos demais. É um caminho sem volta!

Durante esse ano de 2022 já visitei 2 feiras internacionais, a Global Pet Expo (em Orlando - EUA) e recentemente a InterZoo (Nuremberg - Alemanha) e a unanimidade da alimentação natural é gritante. Há anos já é uma realidade nos países que estão à frente do Brasil no ranking do Mercado Pet mundial.

E para deixar esse artigo ainda mais completo, já anota algumas marcas aqui no Brasil que você pode encontrar não só alimentação, mas também petiscos e mordedores (segue o nome e o perfil do Instagram):

- Dipetti - @dipettibrasil
- Natural Pets - @naturalpetsms
- A quinta - @aquinta.pet
- Barkeria - @abarkeria
- Natuka - @natukapet
- Wow Pet Food - @wowpetfood

PorAmanda Simões. | @amandamigliolisimoes
Mentora de negócios Pet
Criadora Treinamento Comece Certo
Proprietária Lord Pet Store

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pet Conecta Digital, em Amanda Simões

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.