O início de um novo ano traz consigo a tradição de se propor, a si mesmo, resoluções. É comum que as pessoas tracem metas e projetos para evoluírem e alcançarem objetivos que almejam – para se tornarem mais habilidosas, mais saudáveis, mais influentes, mais felizes.
Esse hábito é valioso – ainda mais quando surte resultados. Acredito, inclusive, que ele se relaciona a um conceito que considero muito importante: o feedback. Muitas vezes, as resoluções nascem de uma conversa sincera, de um conselho dado com a melhor das intenções.
Então, pergunto: considerando que através do feedback que conseguimos ter a consciência de quem somos e de que precisamos melhorar, não seria bom se conseguíssemos recebê-lo de forma mais aberta? É isso que proponho para este ano.
Criticar ofende?
A maioria das pessoas, devemos reconhecer, não aceita críticas muito bem – mesmo quando são construtivas. Esse tipo de postura, porém, só provoca sentimentos negativos e contraproducentes como frustração, raiva e estresse. De quebra, prejudica a empresa e joga contra o próprio desenvolvimento.
No ambiente de trabalho (e na vida), precisamos sempre domar nosso ego. Portanto, ao receber uma crítica, é fundamental parar e refletir por alguns minutos antes de se retrair ou contra-atacar. Lembre-se de que nem você, nem ninguém, está sempre certo, e tampouco está imune a erros.
Sei, por experiência própria, que ouvir sobre falhas e pontos de melhoria não é algo confortável. Entretanto, é preciso enxergar esses momentos como grandes oportunidades de aprendizado e amadurecimento. A partir de uma opinião valiosa e respeitosa, podemos refletir, dialogar e corrigir o que precisa ser ajustado.
Isso, a crítica, não é o fim do mundo. Está mais para um recomeço.
Ouvir e lutar
Assim, em 2024 pretendo jogar contra o estigma de que toda crítica é ruim. Por mais dura que ela seja, se existe um propósito digno por trás, e sensibilidade na hora de aplicá-la, o resultado será sempre positivo.
A melhor forma de líderes e liderados evoluírem é se manterem abertos a feedbacks, por mais duros que eles sejam. E é isso que pretendo fazer este ano. Ouvir e lutar para melhorar. E você?
Reconhecer os próprios erros é fundamental para fidelizar clientes
Fidelizar clientes é essencial para o sucesso, sendo 5 a 7 vezes mais barato que conquistar novos. Manter clientes exige programas de fidelidade e bom atendimento. Comunicação transparente e resolver problemas fortalecem laços. Clientes fiéis proporcionam feedback, marketing boca a boca e receita estável, tornando o treinamento de equipes um investimento valioso. Em um mercado competitivo, a fidelização é um diferencial crucial.
O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas
A produtividade do Brasil vem caindo, do 56º lugar em 2020 para 62º em 2024 no ranking da WCR, que analisa 67 países. Em relação aos EUA, a produtividade brasileira caiu de 46% em 2018 para 25,6% em 2024. Para melhorar, é necessário refletir sobre a qualidade do trabalho, adotar uma cultura proativa e implementar quatro ações: reuniões semanais para troca de ideias, reorganização de dados para decisões rápidas, eliminação de atividades desnecessárias e investimento em transformação digital e IA.
Saia da rotina: o que uma feira livre pode te ensinar
A rotina excessiva inibe a criatividade nos negócios. Soluções inovadoras podem surgir de lugares inesperados, como feiras. Aprendizados úteis incluem: exposição atrativa dos produtos, uso estratégico de descontos, importância do giro de mercadorias e um atendimento excepcional. Sugiro dedicar dois dias por mês para sair da rotina e buscar novas ideias, por exemplo, visitando feiras.
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