O Brasil vem piorando seu nível de produtividade ano após ano: do 56º posto em 2020 ao 57º lugar no ano seguinte, para a 59ª posição em 2022 à 60ª posição no ano passado e até o 62ª lugar em 2024, segundo a World Competitiveness Ranking (WCR). Esse ranking analisa 67 países, ou seja, nosso país só é mais produtivo que outros cinco (Peru, Nigéria, Gana, Argentina e Venezuela).
Reduzimos nossa produtividade de 46% em 2018 para apenas 25,6% em 2024 na comparação com os Estados Unidos, segundo dados do Conference Board. Na prática, enquanto demoramos uma hora para realizar uma determinada tarefa, um norte-americano necessita apenas de 15 minutos.
Para ajudar a reverter esse cenário, é preciso refletir maneiras de como melhorar a qualidade do trabalho: O que você faz; por que você faz; qual é o objetivo exato desse relatório ou report; e quanto tempo você está gastando para fazer essas atividades são quatro questões fundamentais para desafiar o status quo e identificar áreas de melhoria.
A cultura reativa presente em muitas companhias, que só agem quando são atingidas por problemas, precisa ser substituída por uma cultura proativa de melhoria contínua. Otimizar a produtividade é - ou ao menos deveria ser - um desafio urgente das empresas. Afinal, ela é um fator determinante para impulsionar economias e fazer um país crescer, pois indicam o sucesso e competitividade do mercado.
Em um trabalho de aproximação junto a líderes e equipes diversas, é possível notar 4 ações fundamentais nessa caminhada.
1. Faça reuniões semanais
Uma agenda semanal envolvendo líderes e liderados em times mistos, com pessoas de diferentes níveis e áreas da empresa, promove a troca de ideias, identifica gargalos e colabora com a implementação de soluções colaborativas. A integração das equipes facilita a comunicação e aumenta a eficiência dos processos.
2. Reorganize os dados
Dados estruturados e de fácil acesso permitem que as decisões sejam tomadas de maneira mais rápida e precisa, eliminando retrabalhos e reduzindo o tempo gasto na busca por informações.
3. Elimine atividades desnecessárias
Realizar atividades que não agregam valor significativo ao dia a dia devem ser descartadas imediatamente. Algo simples traz melhorias visíveis na qualidade do trabalho em poucas semanas, sem impactar negativamente a operação. Focar no que realmente importa é essencial para otimizar a produtividade.
4. Invista em transformação digital e uso de IA
A transformação digital é um objetivo a longo prazo que exige um esforço contínuo e disciplinado. Sem uma agenda clara e uma abordagem estruturada, é impossível avançar na utilização eficiente de inteligência artificial (IA) na gestão empresarial. A IA pode revolucionar a forma como trabalhamos, automatizando processos repetitivos e fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões.
Reconhecer os próprios erros é fundamental para fidelizar clientes
Fidelizar clientes é essencial para o sucesso, sendo 5 a 7 vezes mais barato que conquistar novos. Manter clientes exige programas de fidelidade e bom atendimento. Comunicação transparente e resolver problemas fortalecem laços. Clientes fiéis proporcionam feedback, marketing boca a boca e receita estável, tornando o treinamento de equipes um investimento valioso. Em um mercado competitivo, a fidelização é um diferencial crucial.
Saia da rotina: o que uma feira livre pode te ensinar
A rotina excessiva inibe a criatividade nos negócios. Soluções inovadoras podem surgir de lugares inesperados, como feiras. Aprendizados úteis incluem: exposição atrativa dos produtos, uso estratégico de descontos, importância do giro de mercadorias e um atendimento excepcional. Sugiro dedicar dois dias por mês para sair da rotina e buscar novas ideias, por exemplo, visitando feiras.
Cinco dicas para vender mais e melhor: do CRM ao pós-venda
Personalize a experiência do cliente para aumentar as vendas: ambiente atraente, equipe ativa e personalizada, uso de sistemas de CRM, especialização e acompanhamento pós-venda são essenciais. Aproveite cada interação para crescer e fidelizar clientes.
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