Em um mercado em que a competição só aumenta a cada dia, fidelizar clientes se tornou um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Esse processo é de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um novo cliente, segundo o professor de marketing Philip Kotler.
Atrair um novo comprador envolve gastos significativos com publicidade e outros esforços de aquisição. Ademais, o processo de convencimento a fim de que eles possam confiar na marca e fazer a primeira compra é dispendioso. Em contrapartida, manter quem já conhece e confia na marca exige programas de fidelidade, benefícios exclusivos, e um atendimento personalizado, entendendo as necessidades individuais e oferecendo soluções personalizadas, processos geralmente menos onerosos que campanhas de obtenção.
Além disso, outro ponto muito importante é manter uma comunicação aberta e transparente, informando sobre novidades, mudanças e, especialmente, reconhecendo erros e apresentando soluções.
É preciso enxergar uma situação negativa como uma oportunidade de fortalecimento de laços com o freguês. Quando assim acontece, em vez de ignorar ou minimizar uma reclamação, os empresários têm a chance de não apenas mostrar empatia com o consumidor, mas um compromisso real em resolver o problema.
Já passei por um caso deste e posso afirmar: o resultado foi extremamente positivo. A cliente, que estava chateada com o serviço, segue conosco até hoje, reforçando a relação baseada em confiança e no respeito que foi construída com uma solução eficaz do problema.
Mais do que reduzir os custos de aquisição, este caso ainda evidencia a importância de contar com fregueses fiéis, que oferecem um feedback de forma honesta e detalhada, contribuindo com o aprimoramento dos produtos e serviços. Com certeza, ainda ganhamos uma pessoa que fará o marketing boca a boca, recomendando a marca aos amigos e familiares, atuando como promotora e divulgando o estabelecimento.
Os negócios com um alto número de consumidores frequentes garantem ainda uma base de receita estável, permitindo melhor planejamento financeiro e operacional. Por isso, o treinamento das equipes de atendimento precisa ser visto como um investimento na empresa, pois assim irá garantir interações mais positivas e resolutivas.
A concorrência é acirrada e as opções são muitas. Portanto, a fidelização de clientes é um diferencial competitivo crucial ao sucesso e à sustentabilidade de qualquer negócio. Práticas que priorizem a satisfação e o bem-estar do consumidor são ferramentas necessárias para que as empresas fortaleçam a reputação e asseguram um crescimento contínuo e saudável.
O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas
A produtividade do Brasil vem caindo, do 56º lugar em 2020 para 62º em 2024 no ranking da WCR, que analisa 67 países. Em relação aos EUA, a produtividade brasileira caiu de 46% em 2018 para 25,6% em 2024. Para melhorar, é necessário refletir sobre a qualidade do trabalho, adotar uma cultura proativa e implementar quatro ações: reuniões semanais para troca de ideias, reorganização de dados para decisões rápidas, eliminação de atividades desnecessárias e investimento em transformação digital e IA.
Saia da rotina: o que uma feira livre pode te ensinar
A rotina excessiva inibe a criatividade nos negócios. Soluções inovadoras podem surgir de lugares inesperados, como feiras. Aprendizados úteis incluem: exposição atrativa dos produtos, uso estratégico de descontos, importância do giro de mercadorias e um atendimento excepcional. Sugiro dedicar dois dias por mês para sair da rotina e buscar novas ideias, por exemplo, visitando feiras.
Cinco dicas para vender mais e melhor: do CRM ao pós-venda
Personalize a experiência do cliente para aumentar as vendas: ambiente atraente, equipe ativa e personalizada, uso de sistemas de CRM, especialização e acompanhamento pós-venda são essenciais. Aproveite cada interação para crescer e fidelizar clientes.
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