Rodrigo Albuquerque

Reconhecer os próprios erros é fundamental para fidelizar clientes

Escrito por Rodrigo Albuquerque

31 JUL 2024 - 09H00

Em um mercado em que a competição só aumenta a cada dia, fidelizar clientes se tornou um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Esse processo é de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um novo cliente, segundo o professor de marketing Philip Kotler.

Atrair um novo comprador envolve gastos significativos com publicidade e outros esforços de aquisição. Ademais, o processo de convencimento a fim de que eles possam confiar na marca e fazer a primeira compra é dispendioso. Em contrapartida, manter quem já conhece e confia na marca exige programas de fidelidade, benefícios exclusivos, e um atendimento personalizado, entendendo as necessidades individuais e oferecendo soluções personalizadas, processos geralmente menos onerosos que campanhas de obtenção.

Além disso, outro ponto muito importante é manter uma comunicação aberta e transparente, informando sobre novidades, mudanças e, especialmente, reconhecendo erros e apresentando soluções.

É preciso enxergar uma situação negativa como uma oportunidade de fortalecimento de laços com o freguês. Quando assim acontece, em vez de ignorar ou minimizar uma reclamação, os empresários têm a chance de não apenas mostrar empatia com o consumidor, mas um compromisso real em resolver o problema.

Já passei por um caso deste e posso afirmar: o resultado foi extremamente positivo. A cliente, que estava chateada com o serviço, segue conosco até hoje, reforçando a relação baseada em confiança e no respeito que foi construída com uma solução eficaz do problema.

Mais do que reduzir os custos de aquisição, este caso ainda evidencia a importância de contar com fregueses fiéis, que oferecem um feedback de forma honesta e detalhada, contribuindo com o aprimoramento dos produtos e serviços. Com certeza, ainda ganhamos uma pessoa que fará o marketing boca a boca, recomendando a marca aos amigos e familiares, atuando como promotora e divulgando o estabelecimento.

Os negócios com um alto número de consumidores frequentes garantem ainda uma base de receita estável, permitindo melhor planejamento financeiro e operacional. Por isso, o treinamento das equipes de atendimento precisa ser visto como um investimento na empresa, pois assim irá garantir interações mais positivas e resolutivas.

A concorrência é acirrada e as opções são muitas. Portanto, a fidelização de clientes é um diferencial competitivo crucial ao sucesso e à sustentabilidade de qualquer negócio. Práticas que priorizem a satisfação e o bem-estar do consumidor são ferramentas necessárias para que as empresas fortaleçam a reputação e asseguram um crescimento contínuo e saudável.

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