Durante a Pet South America 2024, tive a oportunidade de palestrar sobre inovações e tendências no mercado pet. Como este é o meu último artigo do ano, decidi compartilhar alguns insights sobre o futuro desse setor tão dinâmico.
Antes de começarmos, vale definir o que é inovação. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), “uma inovação é um produto ou processo novo ou aprimorado (ou uma combinação de ambos) que difere significativamente de produtos ou processos anteriores e que foi disponibilizado aos usuários potenciais (produto) ou implementado na unidade institucional (processo)”. Por que essa definição importa? Porque frequentemente associamos inovação a tecnologias futuristas, quando, na verdade, inovar pode ser uma mudança simples, mas significativa.
Um exemplo no contexto pet é a Zee.Dog. Antes de sua chegada, existiam inúmeras empresas fabricando coleiras. A Zee.Dog, porém, inovou na construção de uma marca forte e no design diferenciado. O resultado? Foi adquirida pela Petz por aproximadamente R$ 715 milhões.
Agora, trago três exemplos globais de empresas que estão realmente inovando no mercado pet:
Tendências para 2025
1. Saúde e Bem-Estar
A conscientização sobre a saúde dos pets continuará a crescer, impulsionando a demanda por produtos de saúde preventiva, como suplementos e planos de saúde para pets. A aquisição da Provet pelo grupo Petlove é um exemplo claro dessa tendência. Clínicas veterinárias também estão se modernizando para oferecer tratamentos mais avançados.
2. Inovações Tecnológicas
A tecnologia está transformando o cuidado com os pets. Coleiras inteligentes, que monitoram localização e atividade, e monitores de saúde, que rastreiam batimentos cardíacos e temperatura, serão cada vez mais comuns. Além disso, brinquedos interativos, que já são populares, continuarão a evoluir.
3, Personalização de Produtos e Serviços
Tutores buscam produtos e serviços que atendam às necessidades específicas de seus pets. Alimentos personalizados, baseados em dietas naturais, e creches adaptadas ao estilo de vida dos animais são exemplos de como essa tendência está se consolidando.
Além dessas, destaco o crescimento exponencial do mercado para felinos, o uso de cannabis na medicina veterinária e o avanço de proteínas de insetos como alternativa sustentável – temas que também abordei na minha palestra.
E você, qual dessas tendências acredita que será destaque em 2025?
Da Itália para o Brasil: aprendizados e tendências da Zoomark
A Zoomark 2025 mostrou o potencial do mercado pet italiano e global, com destaque para o crescimento do pet food, inovação sensorial e soluções criativas focadas no bem-estar animal.
Pets não convencionais estão crescendo no Brasil; saiba quais são as diferenças de se escolher esses animais
Pets não convencionais já representam 39% dos animais nos lares brasileiros. Sua posse exige autorização do IBAMA e cuidados específicos para garantir bem-estar e legalidade.
Consul e Doutor Pet incentivam adoção de cachorros mais velhos
A Consul lança campanha com Alexandre Rossi para mostrar que cães idosos também podem aprender. A ação promove adoção, apresenta nova cervejeira caramelo e apoia ONGs de proteção animal.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: