Por Juliana Damasceno Em Juliana Damasceno

A curiosidade pode realmente “matar” o gato!

Você já deve ter ouvido esse ditado popular com certeza, mas você sabia que ele realmente faz jus ao comportamento da espécie.

Gatos são animais extremamente curiosos e exploradores, por serem animais territoriais eles possuem uma natural motivação para explorar toda e qualquer novidade em seu ambiente, pois necessitam ter o controle sobre ele. Por isso os gatos, assim como todos os felinos, são considerados neofílicos, ou seja, tem atratividade pela novidade. Dessa forma se chegamos com algum objeto novo em casa mesmo receosos a tendência é a investigação, vão chegando devagar, cheirando, até compreenderem do que se trata o objeto.



Essa curiosidade os mantêm no controle do ambiente, compreendendo o que há nele, e deixando seus odores corporais para mantê-los sob seu comando. Assim podem seguir tranquilos. Outra característica que faz com que os gatos se sintam atraídos pela novidade é seu instinto caçador, gatos são desenvolvidos ao longo de gerações e gerações para serem predadores eficazes, portanto todo e qualquer movimento de presas, ou estímulos similares a elas chamarão sua atenção.

Entretanto, esses comportamentos promovem um risco e tanto para os gatos, principalmente em ambientes com baixa segurança. Por exemplo, em uma janela ou varanda de apartamento sem tela o gato pode cair ao explorar um novo odor, ver um passarinho, inseto, etc. Em uma casa com rotas de fuga em muros e portões, toda e qualquer novidade pode atraí-lo para a exploração e realmente fazer jus ao ditado.

Portanto, é de extrema importância mantermos nossos gatos seguros dentro de casa. Devemos sempre telar janelas, varandas e manter muros, portões sem rotas de fuga. O risco de quedas, se perderem, serem atropelados e demais acidentes são grandes. Vamos manter essa curiosidade apenas beneficiando os felinos, fazendo com que ela seja bem aproveitada para explorar novos brinquedos, odores e objetos que enriqueçam seu bem-estar.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Juliana Damasceno, em Juliana Damasceno

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.