Você deve ter notado: o varejo de bairro, formado por estabelecimentos compactos e eficientes, está em alta. Prova disso é que grandes redes, conhecidas pelas superlojas, têm investido em formatos menores. Os exemplos não faltam: do Minuto Pão de Açúcar ao Carrefour Express, da Leroy Merlin Express à Telhanorte. E mesmo os shoppings têm repensado a necessidade de megastores.
Algumas empresas já surgem sintonizadas com esse fenômeno. A Oxxo, com centenas de unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, não quer nem saber de lojas grandes. Da mesma forma, a Petland Brasil, da qual eu sou CEO , iniciou as operações em 2014 com isso em mente. Em vez de uma infinidade de produtos, o foco está na conveniência, e, no nosso caso, também na qualidade do serviço e no atendimento personalizado.
Há muitas razões para que as lojas de bairro estejam ganhando tamanho protagonismo. Destaco algumas:
• Reurbanização das cidades: À medida que as cidades se reestruturam para se tornarem mais acessíveis e habitáveis, para facilitarem caminhos e pequenos deslocamentos, as lojas de bairro emergem como uma resposta direta a essa tendência. Esses estabelecimentos trazem produtos e serviços diretamente aos consumidores, reduzindo a preponderância de grandes centros comerciais.
• E-commerce: Com a popularização do e-commerce, as lojas físicas não precisam mais ser tão grandes. As operações físicas, hoje, exercem outras funções, servindo como um hub logístico – como minicentros de distribuição ou pontos de coleta para consumidores – ou como um hub de serviço, com oferta de assistência técnica ou banho & tosa para pets.
• Alto custo de implantação e manutenção: O custo médio de implantação de uma loja aumentou muito nos últimos anos. Como o varejo depende de eficiência operacional, essa conta começa a pesar nos demonstrativos de resultados de grandes varejistas, que consequentemente optam pelo crescimento através de outros formatos e canais.
O mercado pet, em especial, possui ainda algumas particularidades. Se por um lado, ele tem crescido a uma velocidade impressionante - em dez anos, o faturamento quase triplicou, segundo estimativas do Instituto Pet Brasil (IPB) -, por outro, ele ainda é dominado por microempreendedores. Para completar, de acordo com o Radar Pet 2023, há mais de 37 milhões de domicílios com pet no Brasil, uma capilaridade que causa espanto e que eleva as oportunidades.
É de olho nesses dados que a Petland nasceu e se consolidou. Temos como missão organizar e qualificar os pequenos empreendedores do setor, que, ao adotarem a nossa bandeira, ganham soluções de tecnologia, gestão e inteligência, bem como linhas de produtos exclusivos. Com a estratégia centrada em atrair clientes através de serviços, que respondem por 34% da nossa receita, e operando sob o modelo de franquia, hoje podemos dizer que somos líderes no segmento quando o assunto são lojas de bairro.
Superlojas, abram caminho que as lojas de bairro querem passar!
Reconhecer os próprios erros é fundamental para fidelizar clientes
Fidelizar clientes é essencial para o sucesso, sendo 5 a 7 vezes mais barato que conquistar novos. Manter clientes exige programas de fidelidade e bom atendimento. Comunicação transparente e resolver problemas fortalecem laços. Clientes fiéis proporcionam feedback, marketing boca a boca e receita estável, tornando o treinamento de equipes um investimento valioso. Em um mercado competitivo, a fidelização é um diferencial crucial.
O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas
A produtividade do Brasil vem caindo, do 56º lugar em 2020 para 62º em 2024 no ranking da WCR, que analisa 67 países. Em relação aos EUA, a produtividade brasileira caiu de 46% em 2018 para 25,6% em 2024. Para melhorar, é necessário refletir sobre a qualidade do trabalho, adotar uma cultura proativa e implementar quatro ações: reuniões semanais para troca de ideias, reorganização de dados para decisões rápidas, eliminação de atividades desnecessárias e investimento em transformação digital e IA.
Saia da rotina: o que uma feira livre pode te ensinar
A rotina excessiva inibe a criatividade nos negócios. Soluções inovadoras podem surgir de lugares inesperados, como feiras. Aprendizados úteis incluem: exposição atrativa dos produtos, uso estratégico de descontos, importância do giro de mercadorias e um atendimento excepcional. Sugiro dedicar dois dias por mês para sair da rotina e buscar novas ideias, por exemplo, visitando feiras.
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