Ao longo do ano, nas palestras que ministro e nas conversas que tenho, interajo com milhares de empreendedores. E quando chegamos em dezembro, sempre faço a mesma pergunta: vocês já estabeleceram as metas da sua empresa para os próximos 12 meses? Em geral, menos de 20% respondem afirmativamente.
Está claro que a maioria dos pequenos empresários não trabalha com planejamento estratégico, mas resolve os problemas à medida que eles aparecem ao estilo “deixa a vida me levar”. Isso é um erro!
Ter um plano de ação é fundamental para que os negócios prosperem. No setor pet, por exemplo, os donos de lojas precisam estimar gastos, reservar investimentos e se preparar para os diversos ciclos de mercado. As datas comemorativas, como dia das mães ou black friday, exercem enorme influência no varejo e devem ser pensadas com antecedência.
Como começar? Há muitos pontos e detalhes que devem ser discutidos e esclarecidos, mas, para simplificar, sugiro os seguintes passos iniciais:
• Estabeleça cinco objetivos para a sua empresa
• Liste esses objetivos por ordem de prioridade
• Defina metas que você possa mensurar
• Alinhe esse planejamento com a sua equipe
• Acompanhe o progresso
Vale lembrar que, para quem não tem um objetivo definido, qualquer caminho serve. Você, como líder, precisa se certificar que todos estão remando para o mesmo lado, e a melhor maneira de fazer isso é se comunicando com frequência com sua equipe.
Metas clara, relevantes e mensuráveis
Definir bem as metas é indispensável para todo e qualquer planejamento. Nesse sentido, a metodologia smart (esperto, em inglês) ajuda muito! Cada letra abrange um conceito, bem como perguntas que precisam ser feitas quando estipulamos objetivos.
S: De eSpecífico, pois a meta deve ser clara, direta e nada subjetiva
M: Mensurável, deve ser possível acompanhar o progresso
A: Atingível, porque não adianta criar uma meta impossível - isso não motiva, mas desanima
R: De relevante, já que deve ter um impacto direto nos indicadores da empresa
T: Temporal, com prazo marcado para ser alcançada; aqui pense também no esforço e no tempo necessários
Uma dica valiosa é quebrar as metas em micro-metas na hora de repassá-las à equipe. Em uma pet store, para mencionar um caso que me é familiar, em vez de indicar a um funcionário que ele deve vender R$ 200 mil em produtos, você pode falar em metas diárias de R$ 7 mil e especificar um portfólio ideal, entre banhos, pacotes de ração, brinquedos e coleiras.
Lembre-se que um líder diferenciado não fala somente a meta, mas de estratégias para atingi-la. Seja extremamente claro, até óbvio, com sua equipe. Além de melhorar as vendas, é possível, assim, melhorar a distribuição da receita do seu negócio.
Por fim, uma espécie de teaser para o meu próximo artigo: um planejamento muito rígido pode reduzir a criatividade e engessar o seu negócio. Para liderar com eficiência, às vezes, é preciso quebrar regras. Quais? Falo sobre isso em breve.
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
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