Rodrigo Albuquerque

Ainda não tem um planejamento para 2023? Você está atrasado

Escrito por Rodrigo Albuquerque

07 DEZ 2022 - 07H00

Ao longo do ano, nas palestras que ministro e nas conversas que tenho, interajo com milhares de empreendedores. E quando chegamos em dezembro, sempre faço a mesma pergunta: vocês já estabeleceram as metas da sua empresa para os próximos 12 meses? Em geral, menos de 20% respondem afirmativamente.

Está claro que a maioria dos pequenos empresários não trabalha com planejamento estratégico, mas resolve os problemas à medida que eles aparecem ao estilo “deixa a vida me levar”. Isso é um erro!

Ter um plano de ação é fundamental para que os negócios prosperem. No setor pet, por exemplo, os donos de lojas precisam estimar gastos, reservar investimentos e se preparar para os diversos ciclos de mercado. As datas comemorativas, como dia das mães ou black friday, exercem enorme influência no varejo e devem ser pensadas com antecedência.

Como começar? Há muitos pontos e detalhes que devem ser discutidos e esclarecidos, mas, para simplificar, sugiro os seguintes passos iniciais:

• Estabeleça cinco objetivos para a sua empresa
• Liste esses objetivos por ordem de prioridade
• Defina metas que você possa mensurar
• Alinhe esse planejamento com a sua equipe
• Acompanhe o progresso

Vale lembrar que, para quem não tem um objetivo definido, qualquer caminho serve. Você, como líder, precisa se certificar que todos estão remando para o mesmo lado, e a melhor maneira de fazer isso é se comunicando com frequência com sua equipe.

Metas clara, relevantes e mensuráveis

Definir bem as metas é indispensável para todo e qualquer planejamento. Nesse sentido, a metodologia smart (esperto, em inglês) ajuda muito! Cada letra abrange um conceito, bem como perguntas que precisam ser feitas quando estipulamos objetivos.

S: De eSpecífico, pois a meta deve ser clara, direta e nada subjetiva
M: Mensurável, deve ser possível acompanhar o progresso
A: Atingível, porque não adianta criar uma meta impossível - isso não motiva, mas desanima
R: De relevante, já que deve ter um impacto direto nos indicadores da empresa
T: Temporal, com prazo marcado para ser alcançada; aqui pense também no esforço e no tempo necessários

Uma dica valiosa é quebrar as metas em micro-metas na hora de repassá-las à equipe. Em uma pet store, para mencionar um caso que me é familiar, em vez de indicar a um funcionário que ele deve vender R$ 200 mil em produtos, você pode falar em metas diárias de R$ 7 mil e especificar um portfólio ideal, entre banhos, pacotes de ração, brinquedos e coleiras.

Lembre-se que um líder diferenciado não fala somente a meta, mas de estratégias para atingi-la. Seja extremamente claro, até óbvio, com sua equipe. Além de melhorar as vendas, é possível, assim, melhorar a distribuição da receita do seu negócio.

Por fim, uma espécie de teaser para o meu próximo artigo: um planejamento muito rígido pode reduzir a criatividade e engessar o seu negócio. Para liderar com eficiência, às vezes, é preciso quebrar regras. Quais? Falo sobre isso em breve.


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