Ao longo do ano, nas palestras que ministro e nas conversas que tenho, interajo com milhares de empreendedores. E quando chegamos em dezembro, sempre faço a mesma pergunta: vocês já estabeleceram as metas da sua empresa para os próximos 12 meses? Em geral, menos de 20% respondem afirmativamente.
Está claro que a maioria dos pequenos empresários não trabalha com planejamento estratégico, mas resolve os problemas à medida que eles aparecem ao estilo “deixa a vida me levar”. Isso é um erro!
Ter um plano de ação é fundamental para que os negócios prosperem. No setor pet, por exemplo, os donos de lojas precisam estimar gastos, reservar investimentos e se preparar para os diversos ciclos de mercado. As datas comemorativas, como dia das mães ou black friday, exercem enorme influência no varejo e devem ser pensadas com antecedência.
Como começar? Há muitos pontos e detalhes que devem ser discutidos e esclarecidos, mas, para simplificar, sugiro os seguintes passos iniciais:
• Estabeleça cinco objetivos para a sua empresa
• Liste esses objetivos por ordem de prioridade
• Defina metas que você possa mensurar
• Alinhe esse planejamento com a sua equipe
• Acompanhe o progresso
Vale lembrar que, para quem não tem um objetivo definido, qualquer caminho serve. Você, como líder, precisa se certificar que todos estão remando para o mesmo lado, e a melhor maneira de fazer isso é se comunicando com frequência com sua equipe.
Metas clara, relevantes e mensuráveis
Definir bem as metas é indispensável para todo e qualquer planejamento. Nesse sentido, a metodologia smart (esperto, em inglês) ajuda muito! Cada letra abrange um conceito, bem como perguntas que precisam ser feitas quando estipulamos objetivos.
S: De eSpecífico, pois a meta deve ser clara, direta e nada subjetiva
M: Mensurável, deve ser possível acompanhar o progresso
A: Atingível, porque não adianta criar uma meta impossível - isso não motiva, mas desanima
R: De relevante, já que deve ter um impacto direto nos indicadores da empresa
T: Temporal, com prazo marcado para ser alcançada; aqui pense também no esforço e no tempo necessários
Uma dica valiosa é quebrar as metas em micro-metas na hora de repassá-las à equipe. Em uma pet store, para mencionar um caso que me é familiar, em vez de indicar a um funcionário que ele deve vender R$ 200 mil em produtos, você pode falar em metas diárias de R$ 7 mil e especificar um portfólio ideal, entre banhos, pacotes de ração, brinquedos e coleiras.
Lembre-se que um líder diferenciado não fala somente a meta, mas de estratégias para atingi-la. Seja extremamente claro, até óbvio, com sua equipe. Além de melhorar as vendas, é possível, assim, melhorar a distribuição da receita do seu negócio.
Por fim, uma espécie de teaser para o meu próximo artigo: um planejamento muito rígido pode reduzir a criatividade e engessar o seu negócio. Para liderar com eficiência, às vezes, é preciso quebrar regras. Quais? Falo sobre isso em breve.
O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas
A produtividade do Brasil vem caindo, do 56º lugar em 2020 para 62º em 2024 no ranking da WCR, que analisa 67 países. Em relação aos EUA, a produtividade brasileira caiu de 46% em 2018 para 25,6% em 2024. Para melhorar, é necessário refletir sobre a qualidade do trabalho, adotar uma cultura proativa e implementar quatro ações: reuniões semanais para troca de ideias, reorganização de dados para decisões rápidas, eliminação de atividades desnecessárias e investimento em transformação digital e IA.
Saia da rotina: o que uma feira livre pode te ensinar
A rotina excessiva inibe a criatividade nos negócios. Soluções inovadoras podem surgir de lugares inesperados, como feiras. Aprendizados úteis incluem: exposição atrativa dos produtos, uso estratégico de descontos, importância do giro de mercadorias e um atendimento excepcional. Sugiro dedicar dois dias por mês para sair da rotina e buscar novas ideias, por exemplo, visitando feiras.
Cinco dicas para vender mais e melhor: do CRM ao pós-venda
Personalize a experiência do cliente para aumentar as vendas: ambiente atraente, equipe ativa e personalizada, uso de sistemas de CRM, especialização e acompanhamento pós-venda são essenciais. Aproveite cada interação para crescer e fidelizar clientes.
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