Você já ouviu falar da NRF Retail's Big Show? Trata-se do principal evento global do varejo, que, por reunir milhares de empreendedores e líderes em um só lugar, funciona como uma espécie de termômetro do setor. Ele não só mede a temperatura do mercado, como também exibe novidades e levanta importantes discussões.
Em janeiro, estive em Nova York junto a máster franqueados da Petland&Co especialmente para esse encontro – nossa marca, inclusive, foi exibida no icônico telão da Nasdaq, a bolsa que congrega as maiores empresas de tecnologia do mundo. Fomos lá para buscar insights e soluções que, mais tarde, poderão ser adaptados à proposta de valor da Petland.
Nesta e na próxima coluna, pretendo elencar as principais tendências que o evento apontou, e que, certamente, vão dar o que falar em 2023. A impressão geral é que o contexto macroeconômico deve impor grandes desafios, mas que existem muitas oportunidades para aqueles que souberem enxergar novos ângulos e descobrir novas perspectivas.
Vamos a elas?
Loja física como hub
Ninguém discute que a pandemia trouxe novos contornos para o varejo, e um deles foi justamente o crescimento exponencial do e-commerce. Falava-se, inclusive, que as lojas físicas deixariam de existir!
Rude engano. Ainda que, hoje, o tráfego nas lojas seja menor, elas assumem papel central na estratégia de qualquer marca - seja como hub de logística, seja como um hub de relacionamento. A ampliação da interação com o cliente, por exemplo, se traduz em um impacto positivo no LTV (Lifetime Value), uma métrica valiosa para empresas e que sintetiza a receita média que um cliente gera.
Serviço, a alma do negócio
O varejo tem integrado cada vez mais serviços às suas ofertas. O serviço complementa os produtos e, quando bem executado, assume um papel central na experiência do consumidor. É a oportunidade perfeita para a marca interagir de maneira mais intensa com ele e, em última instância, fidelizá-lo. Há ainda outras vantagens, como aumentar o tráfego da loja, reduzir o custo de aquisição do cliente e elevar a recorrência das compras.
Na Petland, esse é um conceito que sempre fez parte do negócio. Veja o caso do banho e tosa. Em 2021, respondeu por 23% do nosso faturamento e, em 2022, esse número saltou para 33% graças à criação de um pacote superatrativo para o cliente – cujas margens, expressivas, só se tornaram possíveis pela qualidade do serviço que prestamos.
Dados, sempre eles
O acesso, acompanhamento e a correta leitura do que os dados indicam é o primeiro passo para dar assertividade ao seu negócio. Lance mão de todas as métricas possíveis para melhorar a experiência do consumidor e dar eficiência aos seus resultados.
Na Petland, para ficar em um exemplo aparentemente banal, os atendentes/operadores devem cadastrar todos os clientes que passam ali. Afinal, ao manter os dados atualizados, sabemos o que o consumidor compra e, principalmente, o que não compra, e conseguimos oferecer um serviço personalizado.
Na próxima coluna, ainda sob a inspiração da NRF Retail's Big Show, abordarei novos tópicos que já impactam o varejo e que deverão influenciá-lo cada vez mais - como o desenvolvimento de produtos de marca própria ou as estratégias de cashback. Até lá!
O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas
A produtividade do Brasil vem caindo, do 56º lugar em 2020 para 62º em 2024 no ranking da WCR, que analisa 67 países. Em relação aos EUA, a produtividade brasileira caiu de 46% em 2018 para 25,6% em 2024. Para melhorar, é necessário refletir sobre a qualidade do trabalho, adotar uma cultura proativa e implementar quatro ações: reuniões semanais para troca de ideias, reorganização de dados para decisões rápidas, eliminação de atividades desnecessárias e investimento em transformação digital e IA.
Saia da rotina: o que uma feira livre pode te ensinar
A rotina excessiva inibe a criatividade nos negócios. Soluções inovadoras podem surgir de lugares inesperados, como feiras. Aprendizados úteis incluem: exposição atrativa dos produtos, uso estratégico de descontos, importância do giro de mercadorias e um atendimento excepcional. Sugiro dedicar dois dias por mês para sair da rotina e buscar novas ideias, por exemplo, visitando feiras.
Cinco dicas para vender mais e melhor: do CRM ao pós-venda
Personalize a experiência do cliente para aumentar as vendas: ambiente atraente, equipe ativa e personalizada, uso de sistemas de CRM, especialização e acompanhamento pós-venda são essenciais. Aproveite cada interação para crescer e fidelizar clientes.
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