Como afirmei na minha última coluna, o segredo para a formação de um time de primeira está tanto no recrutamento como no treinamento. É preciso, em síntese, contratar o comportamento e treinar a técnica. No final das contas, pouco importa a área de atuação da companhia ou produto que ela vende; o negócio é feito por pessoas, e, sem elas, é impossível prosperar.
Parte fundamental da formação do novo funcionário, e mesmo dos antigos, está na correta orientação, na clareza com que você expressa o propósito, os objetivos e as metas da empresa, na comunicação transparente. Quando as pessoas sabem os motivos pelos quais estão fazendo determinada tarefa, o nível de engajamento e comprometimento dá um enorme salto.
No mundo de hoje, com a chegada da geração Z ao mercado de trabalho, cada vez mais as pessoas querem fazer algo com que se identifiquem, em que enxerguem sentido - e não somente pela remuneração oferecida. Por isso é tão importante que você:
● Explique como a sua empresa começou e por que começou - envolvendo as pessoas na sua causa;
● Explicite o que você, como líder, e a própria empresa esperam do colaborador;
● Enfatize a cada passo e em todo processo tanto o como quanto o porquê.
Um breve alerta: a compatibilidade entre os princípios da empresa e o perfil do colaborador deve ser completa. Já na etapa de seleção, a cultura precisa ser detalhada para que tanto o colaborador como a companhia avaliem se há convergência. Só assim a relação profissional poderá ser produtiva e duradoura.
Atitude de dono e meritocracia
Característica muito valorizada pelas empresas, a atitude de dono é uma espécie de sentimento de posse, isso é, quando o colaborador compartilha um sentimento de propriedade e age como se fosse, de fato, sócio do negócio - independentemente do seu nível de hierarquia. Trata-se de uma qualidade poderosa, que aumenta a produtividade e potencializa resultados. Uma das formas para ampliá-la é justamente a comunicação transparente.
Os seus colaboradores precisam saber como as coisas funcionam e, principalmente, quanto custa manter a "máquina" funcionando. Aqui na Petland&CO, por exemplo, abrimos muitos dos nossos números.
Por quê? Porque sso contribui na hora de traçar metas e cobrá-las, pois todos da empresa entendem como é essencial buscá-las e alcançá-las. Sabem que serão valorizados quando a empresa estiver bem e cobrados quando a empresa estiver mal – a famosa meritocracia.
A comunicação transparente, enfim, será decisiva para criar uma cultura meritocrática, para expandir o sentimento de dono, para potencializar crescimento e resultados. Ela vai incentivar os colaboradores, ajudar no seu desenvolvimento e, de quebra, levar a sua empresa para outro nível.
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
A importância dos comandos no tratamento de psicopatologias
Durante os meus atendimentos veterinários comportamentais pra corrigir ou tratar alguma alteração comportamental, já perdi as contas de quantas pessoas me questionavam se realmente havia necessidade de ensinar comandos e usar recompensas, afinal, não faziam questão de ter um cachorro de “circo” e apenas queriam ter o seu problema resolvido.
Três estratégias para fidelizar o seu cliente
Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
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