O que você acha que aconteceria caso, ao nos depararmos com um time ineficiente, substituíssemos tão somente o seu líder, que não vinha desempenhando seu papel como deveria?
É fácil: o time, provavelmente e de uma hora para outra, se sairia muito melhor!
Um exemplo prático e real – tirado do notável livro “Responsabilidade Extrema – para provar o meu ponto. Na Marinha dos Estados Unidos acontece com regularidade um treinamento para lidar com condições extremas. Ele consiste em colocar líderes e suas equipes em barcos para ver que completa mais rápido uma travessia.
Certa vez, após o treinamento, os oficiais resolveram trocar os líderes, mas manter as equipes, e repetir o desafio. Ou seja: o líder que chegou em primeiro ficou com a equipe que havia ficado em último; já o líder que havia ficado em último assumiu a equipe vencedora.
O resultado? O líder que estava com a “pior” equipe a transformou imediatamente. Ela, antes derrotada, assumiu a primeira colocação!
A palavra convence, o exemplo arrasta
A equipe, gosto de enfatizar, é sempre orientada e motivada pelo líder. Se ele não é bom na gestão estratégica de pessoas, seu exemplo negativo passa a prevalecer. Vemos isso acontecer entre amigos, no esporte e, claro, no ambiente de trabalho também.
A maneira mais segura e eficaz de orientar e influenciar seus colaboradores é conquistando seu respeito no dia a dia, por sua postura e atitudes. Mesmo assim, ainda é comum observarmos chefes adeptos do “faça o que digo, não o que faço”. Basta puxar pela memória: quantos gestores você conhece que costumam pedir a todos que trabalhem até tarde, mas são os primeiros a ir embora?
Sempre que isso acontece, a perda de entusiasmo, de engajamento, de entrega é inevitável. Um líder – ou um gestor – deve sempre entender como é grande sua responsabilidade, e como suas palavras, mas, acima de tudo, suas ações influenciam todos à sua volta.
Um líder deve comandar pelo exemplo. Entre outras coisas, deve ter ou ser:
Ético e presente
Estratégico e inovador
Comunicação clara, delegando tarefas e assumindo responsabilidades
Direcionamento conciso
Bom em motivar e influenciar
Bom em apoiar e dar feedback
Seja dispensável
No entanto, lembre-se, por melhor que seja um líder, ele não deve ser indispensável ao negócio. Pelo contrário! O bom líder é aquele que faz de tudo para ter pessoas competentes ao seu lado, que transmite seu conhecimento para que elas possam igualá-lo ou, tanto melhor, superá-lo.
O bom líder deve, enfim, trabalhar incansavelmente para que a empresa mal repare quando ele tira uns dias de férias. Isso tanto para um petshop como para a Marinha dos Estados Unidos.
O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas
A produtividade do Brasil vem caindo, do 56º lugar em 2020 para 62º em 2024 no ranking da WCR, que analisa 67 países. Em relação aos EUA, a produtividade brasileira caiu de 46% em 2018 para 25,6% em 2024. Para melhorar, é necessário refletir sobre a qualidade do trabalho, adotar uma cultura proativa e implementar quatro ações: reuniões semanais para troca de ideias, reorganização de dados para decisões rápidas, eliminação de atividades desnecessárias e investimento em transformação digital e IA.
Saia da rotina: o que uma feira livre pode te ensinar
A rotina excessiva inibe a criatividade nos negócios. Soluções inovadoras podem surgir de lugares inesperados, como feiras. Aprendizados úteis incluem: exposição atrativa dos produtos, uso estratégico de descontos, importância do giro de mercadorias e um atendimento excepcional. Sugiro dedicar dois dias por mês para sair da rotina e buscar novas ideias, por exemplo, visitando feiras.
Cinco dicas para vender mais e melhor: do CRM ao pós-venda
Personalize a experiência do cliente para aumentar as vendas: ambiente atraente, equipe ativa e personalizada, uso de sistemas de CRM, especialização e acompanhamento pós-venda são essenciais. Aproveite cada interação para crescer e fidelizar clientes.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: