O que você acha que aconteceria caso, ao nos depararmos com um time ineficiente, substituíssemos tão somente o seu líder, que não vinha desempenhando seu papel como deveria?
É fácil: o time, provavelmente e de uma hora para outra, se sairia muito melhor!
Um exemplo prático e real – tirado do notável livro “Responsabilidade Extrema – para provar o meu ponto. Na Marinha dos Estados Unidos acontece com regularidade um treinamento para lidar com condições extremas. Ele consiste em colocar líderes e suas equipes em barcos para ver que completa mais rápido uma travessia.
Certa vez, após o treinamento, os oficiais resolveram trocar os líderes, mas manter as equipes, e repetir o desafio. Ou seja: o líder que chegou em primeiro ficou com a equipe que havia ficado em último; já o líder que havia ficado em último assumiu a equipe vencedora.
O resultado? O líder que estava com a “pior” equipe a transformou imediatamente. Ela, antes derrotada, assumiu a primeira colocação!
A palavra convence, o exemplo arrasta
A equipe, gosto de enfatizar, é sempre orientada e motivada pelo líder. Se ele não é bom na gestão estratégica de pessoas, seu exemplo negativo passa a prevalecer. Vemos isso acontecer entre amigos, no esporte e, claro, no ambiente de trabalho também.
A maneira mais segura e eficaz de orientar e influenciar seus colaboradores é conquistando seu respeito no dia a dia, por sua postura e atitudes. Mesmo assim, ainda é comum observarmos chefes adeptos do “faça o que digo, não o que faço”. Basta puxar pela memória: quantos gestores você conhece que costumam pedir a todos que trabalhem até tarde, mas são os primeiros a ir embora?
Sempre que isso acontece, a perda de entusiasmo, de engajamento, de entrega é inevitável. Um líder – ou um gestor – deve sempre entender como é grande sua responsabilidade, e como suas palavras, mas, acima de tudo, suas ações influenciam todos à sua volta.
Um líder deve comandar pelo exemplo. Entre outras coisas, deve ter ou ser:
Ético e presente
Estratégico e inovador
Comunicação clara, delegando tarefas e assumindo responsabilidades
Direcionamento conciso
Bom em motivar e influenciar
Bom em apoiar e dar feedback
Seja dispensável
No entanto, lembre-se, por melhor que seja um líder, ele não deve ser indispensável ao negócio. Pelo contrário! O bom líder é aquele que faz de tudo para ter pessoas competentes ao seu lado, que transmite seu conhecimento para que elas possam igualá-lo ou, tanto melhor, superá-lo.
O bom líder deve, enfim, trabalhar incansavelmente para que a empresa mal repare quando ele tira uns dias de férias. Isso tanto para um petshop como para a Marinha dos Estados Unidos.
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
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Durante os meus atendimentos veterinários comportamentais pra corrigir ou tratar alguma alteração comportamental, já perdi as contas de quantas pessoas me questionavam se realmente havia necessidade de ensinar comandos e usar recompensas, afinal, não faziam questão de ter um cachorro de “circo” e apenas queriam ter o seu problema resolvido.
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Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
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