Rodrigo Albuquerque

Dos esportes aos negócios: um bom líder muda tudo

Escrito por Rodrigo Albuquerque

05 JUL 2023 - 07H00 (Atualizada em 10 AGO 2023 - 21H29)

O que você acha que aconteceria caso, ao nos depararmos com um time ineficiente, substituíssemos tão somente o seu líder, que não vinha desempenhando seu papel como deveria?

É fácil: o time, provavelmente e de uma hora para outra, se sairia muito melhor!

Um exemplo prático e real – tirado do notável livro “Responsabilidade Extrema – para provar o meu ponto. Na Marinha dos Estados Unidos acontece com regularidade um treinamento para lidar com condições extremas. Ele consiste em colocar líderes e suas equipes em barcos para ver que completa mais rápido uma travessia.

Certa vez, após o treinamento, os oficiais resolveram trocar os líderes, mas manter as equipes, e repetir o desafio. Ou seja: o líder que chegou em primeiro ficou com a equipe que havia ficado em último; já o líder que havia ficado em último assumiu a equipe vencedora.

O resultado? O líder que estava com a “pior” equipe a transformou imediatamente. Ela, antes derrotada, assumiu a primeira colocação!

A palavra convence, o exemplo arrasta

A equipe, gosto de enfatizar, é sempre orientada e motivada pelo líder. Se ele não é bom na gestão estratégica de pessoas, seu exemplo negativo passa a prevalecer. Vemos isso acontecer entre amigos, no esporte e, claro, no ambiente de trabalho também.

A maneira mais segura e eficaz de orientar e influenciar seus colaboradores é conquistando seu respeito no dia a dia, por sua postura e atitudes. Mesmo assim, ainda é comum observarmos chefes adeptos do “faça o que digo, não o que faço”. Basta puxar pela memória: quantos gestores você conhece que costumam pedir a todos que trabalhem até tarde, mas são os primeiros a ir embora?

Sempre que isso acontece, a perda de entusiasmo, de engajamento, de entrega é inevitável. Um líder – ou um gestor – deve sempre entender como é grande sua responsabilidade, e como suas palavras, mas, acima de tudo, suas ações influenciam todos à sua volta.

Um líder deve comandar pelo exemplo. Entre outras coisas, deve ter ou ser:

Ético e presente

Estratégico e inovador

Comunicação clara, delegando tarefas e assumindo responsabilidades

Direcionamento conciso

Bom em motivar e influenciar

Bom em apoiar e dar feedback

Seja dispensável

No entanto, lembre-se, por melhor que seja um líder, ele não deve ser indispensável ao negócio. Pelo contrário! O bom líder é aquele que faz de tudo para ter pessoas competentes ao seu lado, que transmite seu conhecimento para que elas possam igualá-lo ou, tanto melhor, superá-lo.

O bom líder deve, enfim, trabalhar incansavelmente para que a empresa mal repare quando ele tira uns dias de férias. Isso tanto para um petshop como para a Marinha dos Estados Unidos.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Albuquerque, em Rodrigo Albuquerque

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.