Capacite bem os seus colaboradores para que eles possam partir e trate-os bem para que prefiram ficar. Essa frase, atribuída ao empresário britânico Richard Branson, se encaixa perfeitamente à forma como eu penso. No final, pouco importa a área de atuação da empresa ou produto que ela vende; o negócio é feito por pessoas, e, sem elas, é impossível prosperar.
Já vi empresas com excelentes produtos, mas que fracassaram porque o time, na linha de frente ou nos bastidores, era ruim. E, por incrível que possa parecer, conheço muitas companhias que começaram com produtos ruins e, hoje, são bem sucedidas. Isso porque a equipe compensou, no início, uma qualidade inferior com um serviço de primeira, o que lhe deu tempo para aprimorar o produto e oferecer, enfim, o pacote completo.
O segredo, além do recrutamento – sobre o qual já falei – está no treinamento. É preciso, em síntese, contratar o comportamento e treinar a técnica. A maioria das empresas, infelizmente, não reserva o tempo mínimo e não dedica o foco necessário para essa tarefa.
Não pense que você vai treinar uma ou duas vezes e, pronto, o time estará redondinho para entregar resultados. É preciso constância. É preciso paciência para orientar, ensinar, corrigir... e formar!
Algumas dicas
Formar um time dá muito trabalho, eu garanto, mas vale a pena. Como já disse Derek Bok, ex-presidente da Universidade de Harvard, se você acredita que o treinamento é caro, experimente a ignorância.
Quanto mais preparada for o seu time, melhor será o seu resultado. É preciso reservar tempo a essa atividade para que você possa cuidar dos temas estratégicos. Do contrário, você se verá escravo da operação.
Portanto:
• Não delegue essa função para um terceiro, faça você mesmo;
• Explique como a empresa começou e por que começou - envolva as pessoas na sua causa;
• Aborde os diferenciais do seu negócio;
• Faça uma análise das deficiência do seu time para oferecer o conteúdo certo;
• Aposte em diferentes formas de treinamento – livros, podcasts, aulas, vídeos - e priorize exemplos reais;
• Faça uma prova, que deve ser aplicada depois do treinamento – é importante ver se o funcionário entendeu;
• Resista, persista e insista - as coisas precisam de constância para funcionar.
Lembre-se: a contratação é só o começo do processo, então treine, treine e treine. Com uma equipe preparada, você trabalhará menos e terá mais tempo para planejar o futuro da empresa.
Os Dados que Já Estão na Sua Frente
Empresas gastam milhões buscando clientes ideais, enquanto os dados valiosos já estão nos eventos. Muitos ignoram essas informações, perdendo oportunidades. A chave está em capturar, organizar e ativar esses dados.
Reconhecer os próprios erros é fundamental para fidelizar clientes
Fidelizar clientes é essencial para o sucesso, sendo 5 a 7 vezes mais barato que conquistar novos. Manter clientes exige programas de fidelidade e bom atendimento. Comunicação transparente e resolver problemas fortalecem laços. Clientes fiéis proporcionam feedback, marketing boca a boca e receita estável, tornando o treinamento de equipes um investimento valioso. Em um mercado competitivo, a fidelização é um diferencial crucial.
O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas
A produtividade do Brasil vem caindo, do 56º lugar em 2020 para 62º em 2024 no ranking da WCR, que analisa 67 países. Em relação aos EUA, a produtividade brasileira caiu de 46% em 2018 para 25,6% em 2024. Para melhorar, é necessário refletir sobre a qualidade do trabalho, adotar uma cultura proativa e implementar quatro ações: reuniões semanais para troca de ideias, reorganização de dados para decisões rápidas, eliminação de atividades desnecessárias e investimento em transformação digital e IA.
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