Não canso de repetir: o serviço é o segredo para um relacionamento de longo prazo com o consumidor, e uma das melhores formas de atraí-lo e transformá-lo em cliente. A experiência, porém, tem de ser perfeita - desde o ambiente e atendimento à qualidade da entrega.
No final, garanto que vale a pena. Se tudo for bem-feito, a confiança do cliente aumentará, e é quase certeza que ele voltará à sua loja para consumir mais serviços e comprar mais produtos.
Para completar, que tal aproveitar o momento em que o serviço é prestado para oferecer produtos relacionados à experiência? Bastam algumas promoções para que o cliente tenha a percepção de que, ao ir ao seu estabelecimento, ele sempre fará um bom negócio.
Lembre-se que quase 70% dos clientes se fidelizam por conta de um bom atendimento enquanto somente 12% mencionam exclusivamente o preço.
Pontos de atenção
Para que a estratégia funcione, há alguns aspectos importantes dos quais você não pode abrir mão. Do contrário, o serviço não será bem executado e, consequentemente, não irá gerar os resultados esperados.
Na Petland, por exemplo, a porta de entrada do nosso cliente, a forma mais efetiva com a qual o atraímos e o fidelizamos, é o serviço de banho & tosa. Por termos uma boa margem, trabalhamos com promoções agressivas nas inaugurações das lojas e, assim, rapidamente conseguimos construir boa base de consumidores.
Claro, uma dica de ouro - e que sempre deu resultado conosco - é prestar um serviço personalizado. Nossos times fazem festa quando um pet chega e, sempre que o encaminhamos para o banho, o chamamos pelo nome.
Em resumo
1- É necessário treinar o seu time para desenvolver relações verdadeiras com seus clientes
2- A venda de produtos será muito mais fácil se seu serviço for forte
3- Se esforce para comunicar bem as promoções e explore a percepção de bom negócio
4- O serviço é um fim, mas também é um meio, ou seja, uma poderosa ferramenta de atração, retenção e fidelização de clientes
Por fim, trabalhe muito bem o cadastro de sua base de clientes. Sem isso, você vai “enxugar gelo”, pois não conhecerá os hábitos de consumo de quem frequenta sua loja. É sempre mais caro - e difícil - atrair novos consumidores do que manter os antigos.
Os Dados que Já Estão na Sua Frente
Empresas gastam milhões buscando clientes ideais, enquanto os dados valiosos já estão nos eventos. Muitos ignoram essas informações, perdendo oportunidades. A chave está em capturar, organizar e ativar esses dados.
Reconhecer os próprios erros é fundamental para fidelizar clientes
Fidelizar clientes é essencial para o sucesso, sendo 5 a 7 vezes mais barato que conquistar novos. Manter clientes exige programas de fidelidade e bom atendimento. Comunicação transparente e resolver problemas fortalecem laços. Clientes fiéis proporcionam feedback, marketing boca a boca e receita estável, tornando o treinamento de equipes um investimento valioso. Em um mercado competitivo, a fidelização é um diferencial crucial.
O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas
A produtividade do Brasil vem caindo, do 56º lugar em 2020 para 62º em 2024 no ranking da WCR, que analisa 67 países. Em relação aos EUA, a produtividade brasileira caiu de 46% em 2018 para 25,6% em 2024. Para melhorar, é necessário refletir sobre a qualidade do trabalho, adotar uma cultura proativa e implementar quatro ações: reuniões semanais para troca de ideias, reorganização de dados para decisões rápidas, eliminação de atividades desnecessárias e investimento em transformação digital e IA.
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