Eu não canso de repetir: pouco importa a área de atuação da empresa ou produto que ela vende; o negócio é feito por pessoas, e, sem elas, é impossível prosperar. Dito de outra forma, o principal ativo de toda companhia é gente.
Fico impressionado como, mais vezes do que gostaria, me deparo com processos de seleção antiquados. Em geral, são frios, formais e excessivamente técnicos. Tomam o CV como principal fonte de informação – o papel aceita tudo! – e partem de pressuposto bastante simples: se o candidato deu certo em determinada empresa, tudo leva a crer que dará certo na minha.
Isso está errado.
Perceba, como nesse modelo, não há em momento algum uma avaliação da parte comportamental do candidato. Como ele age fora da zona de conforto? Como ele lida com momentos de tensão? Qual é a sua capacidade de persuasão, sua força criativa, sua inteligência emocional? São perguntas difíceis de serem, completamente, respondidas. Mas um bom processo de recrutamento deve, ao menos, tentar decifrá-las.
Claro que é importante ter uma equipe com perfis diferentes e características complementares - o profissional técnico será sempre importante. Porém, o time somente técnico não conseguirá driblar o problema ou terá muita dificuldade para perceber que a rota precisa ser corrigida. Pior: pode até mesmo jamais perceber.
DISC - Os quatro perfis do ser humano
Na Petland&CO trabalhamos com o modelo DISC (acrônimo, em inglês, para dominância, influência, conformidade e estabilidade). Todos nós temos um pouco de cada um desses perfis, mas um deles costuma se sobrepor aos outros.
● Dominância: A dominância geralmente é predominante em indivíduos com aptidão e ousadia para lidar com desafios e dificuldades. Entre as principais características estão a busca por resultados imediatos e a iniciativa.
● Influência: Diz respeito à capacidade de uma pessoa ter influência sobre as outras de maneira espontânea. Indivíduos com características de influência predominante possuem entusiasmo, empatia, otimismo e autoconfiança.
● Conformidade: Apresentam paciência e gentileza. Pessoas com esse perfil têm facilidade para seguir rotinas e padrões. Isso pode levar à falta de iniciativa, mas, por outro lado, trabalham bem em equipe e sabem ouvir.
● Estabilidade: Têm facilidade para obedecer e respeitar regras e decisões. Por isso, conseguem permanecer em ambientes onde há processos bem definidos. As características predominantes são cautela, precisão, lógica e disciplina.
Para descobrir qual o perfil de cada indivíduo é feito um teste de perguntas, com respostas múltipla escolha, que levam em conta questões como opiniões, preferências e visões de mundo.
E por que isso tudo é importante?
Pois acreditamos que pessoas com diferentes características tornam os times mais eficientes quando suas habilidades e temperamentos são combinadas para um mesmo objetivo. A complementaridade potencializa resultados!
Portanto, contrate o comportamento e treine a técnica. Esse deve ser, sempre, seu mantra. Time bom se adapta, muda, refaz, aprende com o erro e, principalmente, segue em frente.
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
A importância dos comandos no tratamento de psicopatologias
Durante os meus atendimentos veterinários comportamentais pra corrigir ou tratar alguma alteração comportamental, já perdi as contas de quantas pessoas me questionavam se realmente havia necessidade de ensinar comandos e usar recompensas, afinal, não faziam questão de ter um cachorro de “circo” e apenas queriam ter o seu problema resolvido.
Três estratégias para fidelizar o seu cliente
Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
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