Investir em negócio é realizar um sonho, mas requer preparação. A Petland Brasil optou por franquia no lucrativo mercado pet, destacando-se pela diversidade de produtos e serviços e pela profissionalização num setor com alta recorrência e crescimento constante. O planejamento inicial foi fundamental para expandir para 160 lojas em 17 estados.
Rodrigo Albuquerque

Por que escolhemos o mercado pet para empreender

Escrito por Rodrigo Albuquerque

17 ABR 2024 - 09H00

Investir em um negócio é colocar em prática um sonho - e a gente sabe que empreender não é nada fácil. Digo isso com conhecimento de causa e, mais ainda, reitero: preparação e planejamento são fundamentais para que o sonho saia da cabeça e do papel.

Com essa questão e mente, gostaria de falar um pouco sobre o começo da Petland Brasil, há mais de dez anos. À época, meus sócios e eu estávamos quebrando a cabeça para decidir em que ramo investir, mas, por outro lado, já sabíamos que preferíamos investir em uma franquia.

Por quê? Porque buscávamos um modelo de negócio vencedor e com uma marca já consolidada.

Já sobre o setor, cogitávamos três: estética, alimentício (olhei muito para padarias) e pet. Obviamente, escolhemos este último. Por uma série de razões, mas, para não me alongar, menciono as três principais:

Mercado endereçável

O faturamento do mercado pet já vinha em alta e, como imaginávamos, seguiu com crescimento acelerado. O faturamento no Brasil, nos últimos dez anos, quase triplicou, e já se aproxima dos R$ 70 bilhões, segundo o Instituto Pet Brasil. Para completar, de acordo com o Radar Pet 2023, há mais de 37 milhões de domicílios com pet no país, uma capilaridade que multiplica as oportunidades.

Produto + Serviço

Diferentemente de franquias de alimentação, que tem o produto como base para o lucro, o setor pet oferece uma gama de serviços que possibilitam diversificar a carteira e aumentar a margem. Ao mesmo tempo, depender somente do serviço é bastante desafiador, pois exige um amplo quadro de funcionários – que precisam ser muito bem treinados. A combinação de produtos e serviços, no meu modo de entender, é a ideal, e nisso o mercado pet sai na frente.

Profissionalização e concorrência

O mercado pet favorece a alta recorrência e possui alto cunho emocional. Mesmo assim, boa parte da concorrência não tem um diferencial competitivo – na Petland, por exemplo, temos produtos exclusivos, tecnologia de gestão e um serviço de banho & tosa diferenciado. Vislumbrávamos um horizonte para profissionalizar as pequenas lojas de bairro e expandirmos a empresa à medida que avançávamos com esse processo.

Em resumo, um mercado gigante, com uma concorrência de bairro não profissionalizada, somada à alta possibilidade de diferenciação, equivale à junção da fome com a vontade de comer. Não é à toa que, em dez anos, nossa rede atingiu 160 lojas Petland, distribuídas em 17 estados.

Tudo, porém, começou com planejamento e preparação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Albuquerque, em Rodrigo Albuquerque

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.