As pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz. Essa frase do escritor e empreendedor Simon Sinek, quando compreendida e colocada em prática, tem o potencial de mudar radicalmente o engajamento da sua equipe e, por consequência, a lucratividade do seu negócio.
Saber delegar tarefas de maneira eficiente é uma das maiores habilidades que um gestor deve ter, mas só isso não basta. Os anos à frente da Petland&Co me ensinaram que uma missão dada pode até ser cumprida, mas só será executada à perfeição se quem recebê-la souber também por que ela é importante.
Para simplificar, darei um exemplo. Imagine um atendente/operador de caixa de um pet shop que, entre as suas funções, deve cadastrar todos os clientes que passam ali. Se não souber o motivo, ele aos poucos perderá a motivação e, por mais diligente que seja, deixará de pedir os dados de um ou outro comprador.
Agora, caso você vá até ele e explique que sua função é essencial para o bom funcionamento do negócio, pois, ao manter os dados atualizados, sabemos o que o que o cliente compra e, principalmente, o que não compra, e conseguimos oferecer um serviço personalizado... tudo muda!
Quando um líder não explica o porquê de determinado trabalho, a chance de ele ser mal executado é maior. Porém, quando o colaborador na ponta se sente empoderado, a tarefa tem mais chances de ser executada com qualidade.
Portanto:
O segredo para a formação de um time de primeira está tanto no recrutamento como no treinamento. E parte fundamental dessa formação está na correta orientação, na clareza com que você expressa o propósito, os objetivos e as metas da empresa. No mundo de hoje, cada vez mais as pessoas querem fazer algo com que se identifiquem, em que enxerguem algum sentido.
Em outras palavras, é preciso atentar ao como, mas sem nunca perder de vista o porquê. Lembre-se: No final das contas, pouco importa a área de atuação da companhia ou produto que ela vende; o negócio é feito por pessoas, e, sem elas, é impossível prosperar.
Concorda comigo?
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
A importância dos comandos no tratamento de psicopatologias
Durante os meus atendimentos veterinários comportamentais pra corrigir ou tratar alguma alteração comportamental, já perdi as contas de quantas pessoas me questionavam se realmente havia necessidade de ensinar comandos e usar recompensas, afinal, não faziam questão de ter um cachorro de “circo” e apenas queriam ter o seu problema resolvido.
Três estratégias para fidelizar o seu cliente
Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
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