Nesta coluna, já abordei diversas práticas e estratégias que funcionaram na Petland&Co. São pontos que nos permitiram construir uma operação sólida e apresentar um vigoroso crescimento. Há uma ideia simples em todos esses textos: o que deu certo para a gente pode dar certo para você também.
Agora, e quanto ao que deu errado?
Embora seja desconfortável, e até angustiante, refletir sobre projetos que não deram certo, isso é fundamental para ressignificá-los. Lidar com nossos erros de forma madura, bem como tirar lições dos infortúnios, ajuda muito a melhorar qualquer empresa.
De minha parte, tenho certeza que nosso negócio tem se expandido porque erramos muito – mas, ainda bem, acertamos mais ainda. Por conta disso, apresento abaixo alguns dos nossos principais deslizes e, claro, o que aprendemos com eles.
Day Care
Quando trouxemos a Petland para o Brasil, em 2014, abrimos duas lojas para aprender na prática como operar um negócio pet. Em uma dessas lojas, como tínhamos um espaço de 80m2 na parte de trás, montamos um day care para aumentar o número de banhos diários.
Por que não deu certo: O espaço, embora generoso, não era grande o suficiente para receber muitos cachorros. Ainda por cima, não dedicamos a atenção necessária. O cliente entrava, não gostava e saía.
O que aprendemos: O day care é um serviço que, além de um espaço amplo – cerca de 300m2 – exige profissionais capacitados para promover interação de qualidade, garantindo que o pet se desenvolva e se divirta.
E-commerce
Em 2019, compramos um e-commerce chamado Geração Pet – à época, era o quarto ou quinto maior do mercado. Queríamos implantar o omnichannel. Como tínhamos muitas lojas, o cliente poderia retirar, ele mesmo e com celeridade, o produto da loja mais próxima.
Por que não deu certo: Nossa rede de lojas ainda não estava suficientemente madura, quando consideramos a gestão de estoque, e nós, enquanto franqueadora, não estávamos preparados em termos de tecnologia.
O que aprendemos: Percebemos que a venda online exige uma infraestrutura completa para garantir uma excelente experiência. Sem contar que, nesse ambiente, você entra em uma guerra de preço e cupom, o que esmaga a sua margem.
Plano de saúde
No final de 2021, criamos um plano de saúde para pets. Fazia sentido: aproveitaríamos a nossa enorme base de clientes para comercializar um novo produto que agradaria tanto o tutor como o veterinário.
Por que não deu certo: O projeto era complexo e nos afastou de nosso core business, de nosso foco principal.
O que aprendemos: Não adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo. Na ânsia de atuar em diversas frentes, iniciativas promissoras podem naufragar.
É importante reforçar que, embora esses projetos não tenham dado o resultado esperado, não estão para sempre fora de nosso radar. Em um momento mais adequado, temos a intenção de retomar o e-commerce e o plano de saúde, por exemplo. Atualmente, nosso foco está em aumentar a venda do franqueado e o nosso número de lojas.
Essa a principal lição por trás desses erros, a meu ver: é preciso ter foco em tudo que você faz. Fazer menos, mas com mais profundidade, é o caminho. E é esse o caminho que nós tomaremos daqui para frente.
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
A importância dos comandos no tratamento de psicopatologias
Durante os meus atendimentos veterinários comportamentais pra corrigir ou tratar alguma alteração comportamental, já perdi as contas de quantas pessoas me questionavam se realmente havia necessidade de ensinar comandos e usar recompensas, afinal, não faziam questão de ter um cachorro de “circo” e apenas queriam ter o seu problema resolvido.
Três estratégias para fidelizar o seu cliente
Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
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