Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
Mais do que isso, o cliente faz questão de voltar à sua loja sempre que precisa – ou mesmo quando não precisa tanto assim.
A chave para qualquer negócio que queira crescer e prosperar, portanto, está em entender e dominar as estratégias para transformar um consumidor, pontual, em um cliente, fiel.
Eu selecionei três delas. E posso garantir que, se implementadas corretamente, elas dão resultado!
Serviço
Eu não acredito em loja sem serviço. Parece até uma ideia conveniente ter um estabelecimento que apenas vende produtos. Há, porém, uma série de desvantagens:
Na Petland, por exemplo, vemos o serviço de banho & tosa como um carro-chefe, que nos diferenciam de outras redes. Ele é fundamental para a nossa estratégia e para o nosso crescimento.
Marca Própria
A criação/comercialização de marca própria é uma excelente forma para driblar a inflação. Essa tática possibilita, por um lado, a fixação de preços menores e mais agressivos; por outro, a diferenciação de sua loja através da oferta de produtos exclusivos.
Na Petland, para mencionar um caso, contamos com a marca Pet Choice, criada em 2018. Mesmo com pouco tempo de vida, ela já compreende 681 SKUs e responde por 29% das vendas nas mais de dez categorias em que se faz presente. É muita coisa e, no fim do mês, faz uma enorme diferença.
Cashback
Outro processo importante para driblar a inflação - e de quebra, fidelizar o cliente - é criar uma política consistente de cashback. Isso porque o cashback aumenta a taxa de conversão, bem como o ticket médio, e ainda estimula a recorrência nas compras.
Lembre-se: é até cinco vezes mais barato manter um cliente do que conquistar novos. E não pense que, assim, você perderá dinheiro. Em algumas lojas da Petland, mais de 50% dos clientes utilizam cashbacks em suas compras. E eles chegam a gastar 15x mais do que os consumidores que não o utilizam.
E você, me conta, o que tem feito para transformar o consumidor em cliente?
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
A importância dos comandos no tratamento de psicopatologias
Durante os meus atendimentos veterinários comportamentais pra corrigir ou tratar alguma alteração comportamental, já perdi as contas de quantas pessoas me questionavam se realmente havia necessidade de ensinar comandos e usar recompensas, afinal, não faziam questão de ter um cachorro de “circo” e apenas queriam ter o seu problema resolvido.
A curiosidade pode realmente “matar” o gato!
Você já deve ter ouvido esse ditado popular com certeza, mas você sabia que ele realmente faz jus ao comportamento da espécie...
Boleto