Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
Mais do que isso, o cliente faz questão de voltar à sua loja sempre que precisa – ou mesmo quando não precisa tanto assim.
A chave para qualquer negócio que queira crescer e prosperar, portanto, está em entender e dominar as estratégias para transformar um consumidor, pontual, em um cliente, fiel.
Eu selecionei três delas. E posso garantir que, se implementadas corretamente, elas dão resultado!
Serviço
Eu não acredito em loja sem serviço. Parece até uma ideia conveniente ter um estabelecimento que apenas vende produtos. Há, porém, uma série de desvantagens:
Na Petland, por exemplo, vemos o serviço de banho & tosa como um carro-chefe, que nos diferenciam de outras redes. Ele é fundamental para a nossa estratégia e para o nosso crescimento.
Marca Própria
A criação/comercialização de marca própria é uma excelente forma para driblar a inflação. Essa tática possibilita, por um lado, a fixação de preços menores e mais agressivos; por outro, a diferenciação de sua loja através da oferta de produtos exclusivos.
Na Petland, para mencionar um caso, contamos com a marca Pet Choice, criada em 2018. Mesmo com pouco tempo de vida, ela já compreende 681 SKUs e responde por 29% das vendas nas mais de dez categorias em que se faz presente. É muita coisa e, no fim do mês, faz uma enorme diferença.
Cashback
Outro processo importante para driblar a inflação - e de quebra, fidelizar o cliente - é criar uma política consistente de cashback. Isso porque o cashback aumenta a taxa de conversão, bem como o ticket médio, e ainda estimula a recorrência nas compras.
Lembre-se: é até cinco vezes mais barato manter um cliente do que conquistar novos. E não pense que, assim, você perderá dinheiro. Em algumas lojas da Petland, mais de 50% dos clientes utilizam cashbacks em suas compras. E eles chegam a gastar 15x mais do que os consumidores que não o utilizam.
E você, me conta, o que tem feito para transformar o consumidor em cliente?
Reconhecer os próprios erros é fundamental para fidelizar clientes
Fidelizar clientes é essencial para o sucesso, sendo 5 a 7 vezes mais barato que conquistar novos. Manter clientes exige programas de fidelidade e bom atendimento. Comunicação transparente e resolver problemas fortalecem laços. Clientes fiéis proporcionam feedback, marketing boca a boca e receita estável, tornando o treinamento de equipes um investimento valioso. Em um mercado competitivo, a fidelização é um diferencial crucial.
O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas
A produtividade do Brasil vem caindo, do 56º lugar em 2020 para 62º em 2024 no ranking da WCR, que analisa 67 países. Em relação aos EUA, a produtividade brasileira caiu de 46% em 2018 para 25,6% em 2024. Para melhorar, é necessário refletir sobre a qualidade do trabalho, adotar uma cultura proativa e implementar quatro ações: reuniões semanais para troca de ideias, reorganização de dados para decisões rápidas, eliminação de atividades desnecessárias e investimento em transformação digital e IA.
Saia da rotina: o que uma feira livre pode te ensinar
A rotina excessiva inibe a criatividade nos negócios. Soluções inovadoras podem surgir de lugares inesperados, como feiras. Aprendizados úteis incluem: exposição atrativa dos produtos, uso estratégico de descontos, importância do giro de mercadorias e um atendimento excepcional. Sugiro dedicar dois dias por mês para sair da rotina e buscar novas ideias, por exemplo, visitando feiras.
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