Rodrigo Albuquerque

Uma boa cultura vale mais do que dinheiro

Escrito por Rodrigo Albuquerque

31 MAI 2023 - 07H00

A cultura de uma empresa é uma combinação de práticas, símbolos, valores e comportamentos, que, quando bem gerida e implementada, contagia as atitudes de todos os colaboradores e contribui para o crescimento conjunto. Em outras palavras, uma boa cultura vale mais do que dinheiro e pode conferir à sua empresa vantagens competitivas dificilmente replicadas e superadas.

Gosto sempre de enfatizar que a cultura empresarial tem de ser vista como o principal patrimônio da organização. Ela é fundamental para atrair e reter os melhores talentos e, por isso, gera enorme impacto nos resultados. No final das contas, insisto, pouco importa a área de atuação da companhia ou produto que ela vende; o negócio é feito por pessoas, e, sem elas, é impossível prosperar.

Na Petland&Co, por exemplo, temos orgulho de ter uma cultura que, além de nos ajudar a recrutar excelentes pessoas, faz com que muitas delas, quando eventualmente deixam a nossa empresa, voltem a nos procurar anos depois – no melhor estilo “como eu era feliz e não sabia”.

Isso ocorre porque os valores que adotamos propiciam um ambiente de trabalho mais harmônico e prazeroso, e os colaboradores, ao criar conexões com o negócio, ao se identificar com ele, se sentem mais felizes e engajados. Eles crescem, e nós também.

As nossas palavras mágicas

Na nossa empresa, temos um manual de cultura que serve para formalizar e evidenciar o que defendemos e valorizamos. Obviamente, não basta. As lições precisam ser aplicadas e replicadas no dia a dia, de tal maneira que se tornem enraizadas entre os funcionários e na própria companhia.

Para mencionar um caso prático, nos últimos tempos a Petland tem trabalhado com seis palavras mágicas – principalmente entre os líderes:

• Empatia
• Confiança
• Colaboração
• Sinceridade
• Transparência
• Maturidade

O objetivo com essas palavras é forjar uma cultura empresarial voltada a feedbacks constantes. Acreditamos que por meio de uma comunicação transparente e receptiva a críticas construtivas, conseguimos corrigir erros, driblar imprevistos, vencer obstáculos e, acima de tudo, evoluir com velocidade.

Adotamos, assim, um sistema descentralizado de gestão, onde os colaboradores têm autonomia para errar, testar, modificar e inovar, o que deixa a empresa veloz e mais simples. Para que isso dê certo, no entanto, investimos muito tempo e dinheiro para encontrar e contratar os melhores colaboradores - em síntese, contratamos o comportamento e treinamos a técnica.

Não só o como, mas o porquê

Por fim, é importante ressaltar que, com a chegada da geração Z ao mercado de trabalho, cada vez mais as pessoas querem fazer algo com que se identifiquem, em que enxerguem sentido - e não somente pela remuneração oferecida. Por isso a cultura empresarial se tornou ainda mais importante!

Portanto:

• Explique como a sua empresa começou e por que começou
• Diga o que você, como líder, e a própria empresa esperam do colaborador
• Enfatize a cada passo e em todo processo tanto o como quanto o porquê.

Você verá que o quanto um colaborador engajado, empoderado e identificado com a cultura da empresa gera mais resultados que um funcionário que apenas não vê a hora de ir embora. Faz sentido?


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