A cultura de uma empresa é uma combinação de práticas, símbolos, valores e comportamentos, que, quando bem gerida e implementada, contagia as atitudes de todos os colaboradores e contribui para o crescimento conjunto. Em outras palavras, uma boa cultura vale mais do que dinheiro e pode conferir à sua empresa vantagens competitivas dificilmente replicadas e superadas.
Gosto sempre de enfatizar que a cultura empresarial tem de ser vista como o principal patrimônio da organização. Ela é fundamental para atrair e reter os melhores talentos e, por isso, gera enorme impacto nos resultados. No final das contas, insisto, pouco importa a área de atuação da companhia ou produto que ela vende; o negócio é feito por pessoas, e, sem elas, é impossível prosperar.
Na Petland&Co, por exemplo, temos orgulho de ter uma cultura que, além de nos ajudar a recrutar excelentes pessoas, faz com que muitas delas, quando eventualmente deixam a nossa empresa, voltem a nos procurar anos depois – no melhor estilo “como eu era feliz e não sabia”.
Isso ocorre porque os valores que adotamos propiciam um ambiente de trabalho mais harmônico e prazeroso, e os colaboradores, ao criar conexões com o negócio, ao se identificar com ele, se sentem mais felizes e engajados. Eles crescem, e nós também.
As nossas palavras mágicas
Na nossa empresa, temos um manual de cultura que serve para formalizar e evidenciar o que defendemos e valorizamos. Obviamente, não basta. As lições precisam ser aplicadas e replicadas no dia a dia, de tal maneira que se tornem enraizadas entre os funcionários e na própria companhia.
Para mencionar um caso prático, nos últimos tempos a Petland tem trabalhado com seis palavras mágicas – principalmente entre os líderes:
• Empatia
• Confiança
• Colaboração
• Sinceridade
• Transparência
• Maturidade
O objetivo com essas palavras é forjar uma cultura empresarial voltada a feedbacks constantes. Acreditamos que por meio de uma comunicação transparente e receptiva a críticas construtivas, conseguimos corrigir erros, driblar imprevistos, vencer obstáculos e, acima de tudo, evoluir com velocidade.
Adotamos, assim, um sistema descentralizado de gestão, onde os colaboradores têm autonomia para errar, testar, modificar e inovar, o que deixa a empresa veloz e mais simples. Para que isso dê certo, no entanto, investimos muito tempo e dinheiro para encontrar e contratar os melhores colaboradores - em síntese, contratamos o comportamento e treinamos a técnica.
Não só o como, mas o porquê
Por fim, é importante ressaltar que, com a chegada da geração Z ao mercado de trabalho, cada vez mais as pessoas querem fazer algo com que se identifiquem, em que enxerguem sentido - e não somente pela remuneração oferecida. Por isso a cultura empresarial se tornou ainda mais importante!
Portanto:
• Explique como a sua empresa começou e por que começou
• Diga o que você, como líder, e a própria empresa esperam do colaborador
• Enfatize a cada passo e em todo processo tanto o como quanto o porquê.
Você verá que o quanto um colaborador engajado, empoderado e identificado com a cultura da empresa gera mais resultados que um funcionário que apenas não vê a hora de ir embora. Faz sentido?
Reconhecer os próprios erros é fundamental para fidelizar clientes
Fidelizar clientes é essencial para o sucesso, sendo 5 a 7 vezes mais barato que conquistar novos. Manter clientes exige programas de fidelidade e bom atendimento. Comunicação transparente e resolver problemas fortalecem laços. Clientes fiéis proporcionam feedback, marketing boca a boca e receita estável, tornando o treinamento de equipes um investimento valioso. Em um mercado competitivo, a fidelização é um diferencial crucial.
O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas
A produtividade do Brasil vem caindo, do 56º lugar em 2020 para 62º em 2024 no ranking da WCR, que analisa 67 países. Em relação aos EUA, a produtividade brasileira caiu de 46% em 2018 para 25,6% em 2024. Para melhorar, é necessário refletir sobre a qualidade do trabalho, adotar uma cultura proativa e implementar quatro ações: reuniões semanais para troca de ideias, reorganização de dados para decisões rápidas, eliminação de atividades desnecessárias e investimento em transformação digital e IA.
Saia da rotina: o que uma feira livre pode te ensinar
A rotina excessiva inibe a criatividade nos negócios. Soluções inovadoras podem surgir de lugares inesperados, como feiras. Aprendizados úteis incluem: exposição atrativa dos produtos, uso estratégico de descontos, importância do giro de mercadorias e um atendimento excepcional. Sugiro dedicar dois dias por mês para sair da rotina e buscar novas ideias, por exemplo, visitando feiras.
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