Cliente e consumidor não é a mesma coisa. E hoje eu estou aqui para te contar a diferença entre um e outro, e quão importante é compreender essa distinção para o seu negócio.
O consumidor é um comprador pontual. Em geral, completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta.
Já o cliente, ao contrário, é fiel e compra com recorrência. Mais do que isso, faz questão de voltar à sua loja sempre que precisa – ou mesmo quando não precisa tanto assim.
A grande questão, portanto, fundamental para qualquer empreendimento que queira crescer e prosperar é: como transformar um consumidor em um cliente?
De cliente para consumidor
São muitas as iniciativas e práticas que você pode implementar para que uma aquisição fortuita, de um transeunte ou internauta, se torne constante, recorrente. De toda forma, costumo congregar essas ações em dois grupos principais.
Experiência:
Estratégia:
O jeito Petland de fazer
Na Petland, levamos muito a sério a missão de aproveitar qualquer compra pontual para torná-la habitual. Para tanto, tentamos nos diferenciar de outras redes com um atendimento de primeira linha. Os serviços de que dispomos, por exemplo, como banho & tosa, estão no centro da nossa estratégia.
Fazemos assim porque se encaixa perfeitamente ao perfil de cliente que nos procura, que prioriza conveniência, experiência e personalização. Por isso, buscamos ter uma loja sempre próxima e com funcionários preparados para garantir um atendimento pessoal.
Criar e cultivar um relacionamento com um comprador é a chave para transformá-lo em um cliente – de quebra, ajuda a desvencilhar da simples e temida guerra de preços.
Então me diga: o que você está fazendo para fidelizar as pessoas que passam pela sua loja?
Reconhecer os próprios erros é fundamental para fidelizar clientes
Fidelizar clientes é essencial para o sucesso, sendo 5 a 7 vezes mais barato que conquistar novos. Manter clientes exige programas de fidelidade e bom atendimento. Comunicação transparente e resolver problemas fortalecem laços. Clientes fiéis proporcionam feedback, marketing boca a boca e receita estável, tornando o treinamento de equipes um investimento valioso. Em um mercado competitivo, a fidelização é um diferencial crucial.
O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas
A produtividade do Brasil vem caindo, do 56º lugar em 2020 para 62º em 2024 no ranking da WCR, que analisa 67 países. Em relação aos EUA, a produtividade brasileira caiu de 46% em 2018 para 25,6% em 2024. Para melhorar, é necessário refletir sobre a qualidade do trabalho, adotar uma cultura proativa e implementar quatro ações: reuniões semanais para troca de ideias, reorganização de dados para decisões rápidas, eliminação de atividades desnecessárias e investimento em transformação digital e IA.
Saia da rotina: o que uma feira livre pode te ensinar
A rotina excessiva inibe a criatividade nos negócios. Soluções inovadoras podem surgir de lugares inesperados, como feiras. Aprendizados úteis incluem: exposição atrativa dos produtos, uso estratégico de descontos, importância do giro de mercadorias e um atendimento excepcional. Sugiro dedicar dois dias por mês para sair da rotina e buscar novas ideias, por exemplo, visitando feiras.
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