Rodrigo Albuquerque

Você precisa transformar o consumidor em cliente

Escrito por Rodrigo Albuquerque

09 AGO 2023 - 07H00

Cliente e consumidor não é a mesma coisa. E hoje eu estou aqui para te contar a diferença entre um e outro, e quão importante é compreender essa distinção para o seu negócio.

O consumidor é um comprador pontual. Em geral, completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta.

Já o cliente, ao contrário, é fiel e compra com recorrência. Mais do que isso, faz questão de voltar à sua loja sempre que precisa – ou mesmo quando não precisa tanto assim.

A grande questão, portanto, fundamental para qualquer empreendimento que queira crescer e prosperar é: como transformar um consumidor em um cliente?

De cliente para consumidor

São muitas as iniciativas e práticas que você pode implementar para que uma aquisição fortuita, de um transeunte ou internauta, se torne constante, recorrente. De toda forma, costumo congregar essas ações em dois grupos principais.

Experiência:

  • Tenha uma equipe de funcionários competente, que saiba escutar o consumidor/cliente e aproveitar os melhores momentos da venda. Uma boa dose de simpatia também sempre ajuda
  • Sua loja deve bem precificada e estocada
  • Certifique-se de oferecer um ambiente atraente e organizado, com comunicação clara e eficiente

Estratégia:

  • Cadastre os consumidores/clientes para analisar seus hábitos de consumo e prover promoções certeiras
  • Personalize o atendimento, entregue comodidade e conveniência
  • Complemente suas ofertas com serviços que, certamente, serão bem recebidos pelos compradores

O jeito Petland de fazer

Na Petland, levamos muito a sério a missão de aproveitar qualquer compra pontual para torná-la habitual. Para tanto, tentamos nos diferenciar de outras redes com um atendimento de primeira linha. Os serviços de que dispomos, por exemplo, como banho & tosa, estão no centro da nossa estratégia.

Fazemos assim porque se encaixa perfeitamente ao perfil de cliente que nos procura, que prioriza conveniência, experiência e personalização. Por isso, buscamos ter uma loja sempre próxima e com funcionários preparados para garantir um atendimento pessoal.

Criar e cultivar um relacionamento com um comprador é a chave para transformá-lo em um cliente – de quebra, ajuda a desvencilhar da simples e temida guerra de preços.

Então me diga: o que você está fazendo para fidelizar as pessoas que passam pela sua loja? 

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