Cliente e consumidor não é a mesma coisa. E hoje eu estou aqui para te contar a diferença entre um e outro, e quão importante é compreender essa distinção para o seu negócio.
O consumidor é um comprador pontual. Em geral, completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta.
Já o cliente, ao contrário, é fiel e compra com recorrência. Mais do que isso, faz questão de voltar à sua loja sempre que precisa – ou mesmo quando não precisa tanto assim.
A grande questão, portanto, fundamental para qualquer empreendimento que queira crescer e prosperar é: como transformar um consumidor em um cliente?
De cliente para consumidor
São muitas as iniciativas e práticas que você pode implementar para que uma aquisição fortuita, de um transeunte ou internauta, se torne constante, recorrente. De toda forma, costumo congregar essas ações em dois grupos principais.
Experiência:
Estratégia:
O jeito Petland de fazer
Na Petland, levamos muito a sério a missão de aproveitar qualquer compra pontual para torná-la habitual. Para tanto, tentamos nos diferenciar de outras redes com um atendimento de primeira linha. Os serviços de que dispomos, por exemplo, como banho & tosa, estão no centro da nossa estratégia.
Fazemos assim porque se encaixa perfeitamente ao perfil de cliente que nos procura, que prioriza conveniência, experiência e personalização. Por isso, buscamos ter uma loja sempre próxima e com funcionários preparados para garantir um atendimento pessoal.
Criar e cultivar um relacionamento com um comprador é a chave para transformá-lo em um cliente – de quebra, ajuda a desvencilhar da simples e temida guerra de preços.
Então me diga: o que você está fazendo para fidelizar as pessoas que passam pela sua loja?
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
A importância dos comandos no tratamento de psicopatologias
Durante os meus atendimentos veterinários comportamentais pra corrigir ou tratar alguma alteração comportamental, já perdi as contas de quantas pessoas me questionavam se realmente havia necessidade de ensinar comandos e usar recompensas, afinal, não faziam questão de ter um cachorro de “circo” e apenas queriam ter o seu problema resolvido.
Três estratégias para fidelizar o seu cliente
Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
Boleto