Código Personalizado
Notícias

Cidades do Circuito das Frutas de São Paulo participam de treinamento gratuito sobre Turismo Pet Friendly

Dados de mercado, cases de sucesso e as normas da ABNT foram alguns dos temas destacados no encontro

Escrito por Pet Conecta Digital

10 JUL 2025 - 11H02

No dia 25 de junho, o município de Jundiaí (SP) sediou o Treinamento de Turismo Pet Friendly, reunindo mais de 30 participantes entre empresários, representantes do setor público, profissionais do turismo e da hospitalidade das cidades que integram o Circuito das Frutas.

O evento, organizado pelo canal Farejando por Aí juntamente com a Mars Petcare, empresa líder em nutrição, saúde e bem-estar animal da Mars, como parte do Programa global "Melhores Cidades para os Pets™ (Better Cities for Pets™), aconteceu no Hotel Quality Jundiaí, das 9h às 15h, e teve como objetivo capacitar os participantes para atender com mais preparo, segurança e acolhimento o público que viaja com seus pets — um segmento que cresce exponencialmente no Brasil e já influencia diretamente a escolha de destinos, hospedagens e experiências.

“Nosso objetivo é que os destinos e estabelecimentos compreendam o potencial desse mercado e estejam preparados para receber um público que não para de crescer. O Brasil já tem mais pets do que crianças — ser pet friendly não é mais uma tendência, é uma realidade que exige preparo e sensibilidade”, afirma Marília Andrade, criadora do canal Farejando por Aí.

Durante o treinamento, os presentes tiveram acesso a conteúdos sobre:

• O panorama do mercado pet friendly no turismo;

• Boas práticas para estabelecimentos;

• Exemplos de cidades e negócios que são referência no setor;

• Noções sobre comportamento animal e convivência em ambientes coletivos.

• Comportamento animal

• Orientações da Vigilância Sanitária

A ação teve como propósito incentivar os municípios do Circuito das Frutas a se posicionarem como destinos pet friendly, agregando valor à economia local, promovendo a inclusão das famílias multiespécie e alinhando-se às novas tendências do turismo nacional.

O evento foi gratuito e teve avaliação positiva por parte dos participantes, que demonstraram interesse em aprofundar o tema e aplicar os aprendizados em seus estabelecimentos e políticas públicas.

A realização do treinamento reforça o potencial da região para se destacar no mapa do turismo com propósito, acolhimento e inovação.

“Nosso objetivo não é obrigar ninguém a ser pet friendly, mas sim preparar aqueles que estão abertos a esse mercado para que o convívio entre tutores, pets e estabelecimentos seja seguro, respeitoso e harmonioso, gerando benefícios para todos os lados e evitando conflitos ou acidentes”, finaliza Marília.

O próximo passo agora é receber o diagnóstico dos estabelecimentos participantes para que, sendo aprovados, eles possam receber a placa de estabelecimento certificado pelo Farejando por aí. Com isso os tutores vão poder ter a certeza de que aquele local se preparou adequadamente para atender esse público.

Sobre o Farejando por aí

A jornalista e especialista em produção de vídeos Marília Andrade, uniu suas duas paixões: pets e viagens e criou o canal @farejandoporai (Instagram, TikTok, Youtube e Linkedin). Há mais de 6 anos ela compartilha as suas aventuras, com suas duas filhas de 4 patas, em seus canais digitais, explorando os mais diversos roteiros gastronômicos e culturais do Brasil, para mostrar que é possível sim incluir os pets em todos os passeios da família. Atualmente Marília é Coordenadora da Comissão de Estudo Pet Friendly da ABNT, do Comitê Brasileiro de Turismo (ABNT/CB-054:000.016) junto ao Governo do Estado de São Paulo. Além disso realiza expedições e passeios com tutores e seus pets. É criadora do app Meu Pet Comigo, que busca locais pet friendly próximos de onde o tutor estiver por meio do GPS.

SOBRE A MARS, INCORPORATED

A Mars, Incorporated acredita que o mundo que queremos amanhã começa com a forma como fazemos negócios hoje. Como uma empresa familiar de mais de US$ 50 bilhões, nosso portfólio diversificado e em expansão de produtos líderes em cuidados com animais de estimação e serviços veterinários atende animais de estimação em todo o mundo, e nossos snacks e alimentos de qualidade encantam milhões de pessoas todos os dias. Produzimos algumas das marcas mais amadas do mundo, incluindo ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, CESAR®, DOVE®, EXTRA®, M&M’S®, SNICKERS® e BEN’S ORIGINAL™. Nossas redes internacionais de hospitais veterinários, incluindo BANFIELD™, BLUEPEARL™, VCA™ e ANICURA™, abrangem cuidados veterinários preventivos, gerais, especializados e de emergência, e nosso negócio global de diagnósticos veterinários, ANTECH®, oferece recursos inovadores em diagnósticos para animais de estimação. Os Cinco Princípios da Mars — Qualidade, Responsabilidade, Mutualidade, Eficiência e Liberdade — inspiram nossos 150.000 associados a agir todos os dias para ajudar a criar um mundo melhor para as pessoas, os animais de estimação e o planeta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pet Conecta Digital, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.