O mercado pet é uma das opções que atraem fortemente as mulheres empreendedoras no país. Dados do setor mostram que mais de 60% dos novos negócios no Brasil são liderados por mulheres. Inclusive, na medicina veterinária, as mulheres têm ocupado cada vez mais espaço com o passar dos anos. Com mais de 118 mil médicos-veterinários em atividade, 58,4 mil (ou 49%) são mulheres. A área era dominada por homens até os anos 1980, com apenas 20% da categoria composta por mulheres.
Em São Paulo, por exemplo, o número é ainda maior, com 19,1 mil mulheres, representando 58,7% dos profissionais no estado. Com o Dia Internacional da Mulher, o Pet Conecta traz alguns depoimentos de mulheres que transformam o mercado pet.
Para Gisela Mattos, iniciar no mercado pet foi seguir uma de suas paixões e ela conta que é um dos pontos principais para se ter sucesso na área e no empreendedorismo. A proprietária da Chef Chico, serviço de marmitas para pet, conta que uma das suas motivações para deixar seu antigo trabalho e apostar no mercado animal foi descobrir que seu colega, que exercia a mesma função que ela, recebia um salário maior.
“Não faz o menor sentido eu ganhar menos que ele só porque ele é homem, sendo que a gente têm a mesma função. O mundo corporativo contra a mulher não faz o menor sentido. E era engraçado que eu estava numa empresa que tinha toda uma agenda por semana para falar sobre os direitos das mulheres, as inovações que as mulheres trazem para o mercado de trabalho, mas isso não era feito”, conta Gisela.
Já para Carol Arisa, médica-veterinária do Recanto da Tia Carol e diretora da ABCC (Associação Brasileira das Creches Caninas) e que também organiza o PET Creche Summit, evento da PET South America, a representatividade feminina em eventos como o citado acima não é surpresa, já que reforça que o setor é um espaço diretamente relacionado à figura que oferece cuidado e a segurança e isso faz toda a diferença no dia a dia das creches caninas.
“Nós, mulheres, temos uma forma única de empreender, que transforma a experiência dos cães e de seus donos. Além disso, muitas de nós concilia essa jornada com a maternidade, a casa e tantas outras responsabilidades, isso inspira outras mulheres. Ter referências femininas fortalece nossa presença no mercado e incentiva mais mulheres a se sentirem parte desse mundo”, opina Arisa.
“Algo que surpreende as pessoas é o fato de eu incluir no meu trabalho os meu filhos, mas essa é uma realidade da qual faço questão de compartilhar com meus clientes e com o mundo pet, naturalizar que mulheres também tenham uma função excepcional como cuidadoras é uma das minhas missões como empreendedora e consultora profissional”, conclui.
Cláudia Barrak, fundadora da FÁBRICA PET, explica que ser mulher implica em ter outras funções além da vida profissional, como a família, que ela sempre priorizou. “Sou divorciada, tenho dois filhos pequenos e tive uma trajetória complicada, mas sempre fui muito focada em meus objetivos e consegui alcançá-los. Hoje meus filhos são adultos e trabalham comigo, que foi outro sonho realizado. Você, mulher, tenha seus objetivos sempre claros, acredite que será possível e trabalhe com responsabilidade, assim poderá alcançar tudo que deseja. Essa é minha mensagem”, aconselha.
Gisela, da Chef Chico, reforça que o caminho para o sucesso é não se subestimar. “Não esqueça que o negócio não é simplesmente ganhar dinheiro e ponto, você tem que gostar realmente do que você faz, principalmente quando você lida com pets, são vidas”, finaliza a empreendedora.
Cidades do Circuito das Frutas de São Paulo participam de treinamento gratuito sobre Turismo Pet Friendly
Jundiaí (SP) sediou o Treinamento de Turismo Pet Friendly, reunindo mais de 30 participantes para capacitação voltada ao atendimento qualificado de turistas que viajam com pets.
Maus tratos contra animais ainda é grande no Brasil; tutores são um dos maiores agressores
Casos de maus-tratos a animais seguem altos no Brasil. Mesmo com leis mais rígidas, tutores, criadores e até profissionais da área são denunciados por abusos e negligência. Denunciar é essencial.
Hotéis pet friendly: 56% das famílias deixam de viajar por causa dos animais
56% das famílias deixam de viajar por causa dos pets. Para mudar isso, a Quero Passagem facilita a busca por hotéis pet friendly e destaca 5 opções ideais para as férias de julho.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: