Fevereiro Roxo é o mês dedicado à conscientização dos tutores sobre a importância de cuidar da saúde e do bem-estar dos animais idosos. Assim como os seres humanos, cães e gatos envelhecem e se tornam mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças relacionados à idade.
Fevereiro Roxo: cuide bem do seu animal velhinho
Síndrome da Disfunção Cognitiva em pets
A Síndrome da Disfunção Cognitiva, mais conhecida como Alzheimer em pets, afeta principalmente a população de cães e gatos idosos. Em alguns casos, é possível notar sinais a partir dos seis anos de idade.
Por se tratar de uma doença que avança com o tempo, acionar um médico veterinário de confiança o mais cedo possível aumenta as chances do bichinho ter qualidade de vida. A seguir, conheça os principais sintomas de doenças neurodegenerativas em animais idosos:
Como prevenir doenças neurológicas em pets?
Segundo informações da Petlove, não há uma solução garantida para evitar que o pet desenvolva doenças neurológicas na velhice, mas o enriquecimento ambiental, com brinquedos e atividades que estimulem o físico e o mental, é uma prática fundamental para promover o bem-estar e prevenir a disfunção cognitiva.
Além disso, uma alimentação balanceada desde a juventude e check-ups regulares com o veterinário também são essenciais na prevenção de doenças neurodegenerativas.
Como cuidar do pet com disfunção cognitiva?
Governo sanciona lei que criminaliza tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos
A nova Lei nº 15.150/2025 proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil. A prática vira crime ambiental, com penas de até 5 anos de prisão, multa e perda da guarda do animal.
5º International Pet Meeting acontece de 15 a 18 de julho para orientar empresas sobre como exportar
O Instituto Pet Brasil realiza, de 15 a 18/07, o International Pet Meeting, evento online e gratuito sobre exportação no setor pet. A programação é voltada a empresas brasileiras. Participe!
Shih Tzu lidera ranking nacional de cães mais populares entre clientes Cobasi, revela Censo Pet 2025
O Censo Pet Cobasi 2025 revela que 56% dos lares brasileiros têm pets, com média de 1,8 por casa. Shih Tzu e gatos sem raça definida lideram os cadastros. Adoção e humanização ganham força.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.