Como já destaquei em artigos anteriores, um bom líder não é aquele que, de tão bom, é indispensável à sua empresa. É justamente o contrário! É aquele que, de tão bom, se torna dispensável ao seu próprio negócio. Que trabalha incansavelmente para que a empresa mal repare quando ele tira uns dias de férias.
O bom líder, enfim, faz de tudo para ter pessoas competentes ao seu lado. Ele transmite seu conhecimento para que elas possam igualá-lo ou, tanto melhor, superá-lo.
Nesses anos à frente da Petland&Co, viajei muito e conversei com muita gente. Pude reparar que uma série de gestores têm as habilidades necessárias para impulsionar seus negócios, mas acabam se perdendo por falta de foco ou por equívocos de comportamento. Eles, às vezes, estão limpando prateleiras em vez de olharem estrategicamente para as suas empresas, a fim de torná-las maiores e melhores.
Abaixo, selecionei três dos principais erros que líderes cometem. São erros que podem comprometer – definitivamente – empreendimentos que, em tese, teriam um enorme potencial.
1. Ter expectativas e objetivos incertos
É comum encontrarmos líderes que não sabem claramente os objetivos que precisam ser alcançados pela empresa ou não conseguem passá-los de forma clara. Esse tipo de comportamento deixa todo mundo “perdido”, sem saber ao certo o que fazer.
Portanto, não esqueçam: todo líder precisa estabelecer metas smarts, que dizer, específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. E precisa também transmiti-las aos colaboradores, explicitando o que você e a própria empresa esperam deles. Enfatize a cada passo e em todo processo tanto o como quanto o porquê.
2. Não dar feedbacks honestos e assertivos
Quando um líder consegue ser transparente com seu liderado, além de auxiliar em seu desenvolvimento, melhora sua produtividade. Muitos, porém, falham nessa tarefa, seja por não darem qualquer feedback, seja por avaliarem de maneira inadequada os colaboradores.
Todo líder precisa criar processos com feedbacks regulares, e ser o mais honesto e assertivo possível nesse momento. Quando você opta pela transparência, quando fala a verdade, as pessoas tendem a evoluir e a crescer.
3. Fazer atividades que não correspondem ao seu nível
Esse é um dos erros mais cometidos – inclusive no mercado pet! Dedicar grande parte do tempo a atividades que não correspondem ao seu nível de liderança compromete significativamente o sucesso do negócio.
Um líder não precisa fazer de tudo, mas, sim, entender tudo que deve ser feito. Líderes que gastam tempo demais com atividades que não lhe competem não olham os indicadores, não acompanham a performance da equipe, não desenvolvem ninguém. Eles se prejudicam, prejudicam os colaboradores e, em especial, o próprio negócio.
E você, tem dedicado tempo e suor a assuntos que realmente te competem?
Seu cliente já comparou os preços do seu Pet Shop com o da concorrência?
Se você está aqui, provavelmente já enfrentou aquela situação em que o cliente diz que os preços estão um pouco salgados, pedindo por um desconto. Fica tranquilo(a), isso acontece com todo mundo, mas não pode ser frequente, viu? Aliás, tem algo de errado se você se sente refém do seu cliente e precisa sempre dar desconto para fechar vendas.
A importância dos comandos no tratamento de psicopatologias
Durante os meus atendimentos veterinários comportamentais pra corrigir ou tratar alguma alteração comportamental, já perdi as contas de quantas pessoas me questionavam se realmente havia necessidade de ensinar comandos e usar recompensas, afinal, não faziam questão de ter um cachorro de “circo” e apenas queriam ter o seu problema resolvido.
Três estratégias para fidelizar o seu cliente
Eu já mencionei por aqui que cliente e consumidor não são a mesma coisa. Enquanto o consumidor é um comprador pontual que completa uma aquisição em sua loja e nunca mais volta, o cliente consome com recorrência.
Boleto