Rodrigo Albuquerque

A gestão e as atribuições de um líder de empresa

Escrito por Rodrigo Albuquerque

11 OUT 2023 - 09H00

Há muitas maneiras de diferenciar a sua empresa das concorrentes, como a qualidade do produto, a excelência no atendimento, a conveniência da localização ou mesmo o custo-benefício das ofertas. Tudo isso, porém, depende de um fator principal: a forma como você gerencia seu negócio.

Não estou falando somente da estrutura que a companhia possui ou o time de que dispõe. Estou falando de liderança e de como você a exerce. Uma liderança eficiente, comunicativa e transparente, guiada por resultados, é fundamental para que o negócio cresça e prospere.

Na Petland, por exemplo, meu papel como CEO engloba as seguintes atribuições:

  • Definir orçamento
  • Traçar objetivos e a estratégia para alcançá-los – e acompanhar o progresso
  • Dar direcionamento a líderes e funcionários
  • Ser um agente facilitador do trabalho de todos
  • Ser um guardião da cultura da empresa – da porta para dentro e da porta para fora
  • Rotina corporativa

Para que as tarefas acima listadas caminhem bem, sigo um roteiro dividido da seguinte forma:

  1. Defino o orçamento anual e o valido com o conselho de administração. Isso é essencial para termos um norte para colocar em prática a estratégia do negócio;
  2. Desenho como fazer. Para tal, utilizamos a metodologia OKRs, que consiste em definir objetivos e quebrá-los por departamento, bem como alinhar com os líderes e revisar, a cada três, o que fizemos e o que ainda precisamos fazer. Ao final, traçamos uma retrospectiva com principais aprendizados;
  3. Repasso as metas aos líderes de cada área (marketing, operações, financeiro etc). Dessa forma, eles podem construir seus próprios objetivos de acordo com o guide transmitido;
  4. Faço reuniões quinzenais de acompanhamento com os líderes e aproveito para analisar indicados, a relação com o time e entender como posso agir para ajudar nas conquistas dos resultados;
  5. Apresento, no começo de cada mês, os resultados para todos da empresa. É isso mesmo, junto todos os funcionários para compartilhar o que conquistamos e o que devemos conquistar no próximo mês. Essa transparência não atrapalha, pelo contrário, ajuda no engajamento e na confiança.

Em síntese

Considerando todas as minhas atribuições, é possível dizer que, como CEO, busco olhar as pessoas em sua totalidade – de colaboradores e parceiros a clientes e consumidores – e dar ritmo para o negócio. Ter uma agenda estratégica é indispensável para transformar a visão em ação e, para isso, conto com o suporte e o feedback de líderes e do conselho de administração da companhia.

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