Há muitas maneiras de diferenciar a sua empresa das concorrentes, como a qualidade do produto, a excelência no atendimento, a conveniência da localização ou mesmo o custo-benefício das ofertas. Tudo isso, porém, depende de um fator principal: a forma como você gerencia seu negócio.
Não estou falando somente da estrutura que a companhia possui ou o time de que dispõe. Estou falando de liderança e de como você a exerce. Uma liderança eficiente, comunicativa e transparente, guiada por resultados, é fundamental para que o negócio cresça e prospere.
Na Petland, por exemplo, meu papel como CEO engloba as seguintes atribuições:
Para que as tarefas acima listadas caminhem bem, sigo um roteiro dividido da seguinte forma:
Em síntese
Considerando todas as minhas atribuições, é possível dizer que, como CEO, busco olhar as pessoas em sua totalidade – de colaboradores e parceiros a clientes e consumidores – e dar ritmo para o negócio. Ter uma agenda estratégica é indispensável para transformar a visão em ação e, para isso, conto com o suporte e o feedback de líderes e do conselho de administração da companhia.
Reconhecer os próprios erros é fundamental para fidelizar clientes
Fidelizar clientes é essencial para o sucesso, sendo 5 a 7 vezes mais barato que conquistar novos. Manter clientes exige programas de fidelidade e bom atendimento. Comunicação transparente e resolver problemas fortalecem laços. Clientes fiéis proporcionam feedback, marketing boca a boca e receita estável, tornando o treinamento de equipes um investimento valioso. Em um mercado competitivo, a fidelização é um diferencial crucial.
O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas
A produtividade do Brasil vem caindo, do 56º lugar em 2020 para 62º em 2024 no ranking da WCR, que analisa 67 países. Em relação aos EUA, a produtividade brasileira caiu de 46% em 2018 para 25,6% em 2024. Para melhorar, é necessário refletir sobre a qualidade do trabalho, adotar uma cultura proativa e implementar quatro ações: reuniões semanais para troca de ideias, reorganização de dados para decisões rápidas, eliminação de atividades desnecessárias e investimento em transformação digital e IA.
Saia da rotina: o que uma feira livre pode te ensinar
A rotina excessiva inibe a criatividade nos negócios. Soluções inovadoras podem surgir de lugares inesperados, como feiras. Aprendizados úteis incluem: exposição atrativa dos produtos, uso estratégico de descontos, importância do giro de mercadorias e um atendimento excepcional. Sugiro dedicar dois dias por mês para sair da rotina e buscar novas ideias, por exemplo, visitando feiras.
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